Alemanha bate recorde em turismo receptivo


O Centro de Turismo Alemão – DZT comemora mais um importante índice em relação ao turismo receptivo. De janeiro a novembro de 2014, o Departamento Nacional de Estatísticas na Alemanha registrou 70,2 milhões de pernoites de estrangeiros no país. Isso equivale a 3 milhões a mais de estadas nos meios de hospedagem se comparado ao mesmo período do ano anterior, com crescimento real de 4,6%.


Para a presidente do DZT, Petra Hedorfer, esses índices são muito significativos. “O turismo receptivo se desenvolve de uma forma tão dinâmica, que, depois de todos os números contabilizados, apuramos pela quinta vez consecutiva um recorde nos resultados”, comemora. “Com esse crescimento, o turismo receptivo se desenvolve acima dos níveis europeus, que indicou aumento de 3,9%”, complementa.


Nesse cenário, a participação brasileira também se destaca. Em novembro, o número de pernoites de turistas do Brasil cresceu 20,1% comparado ao mesmo mês do ano anterior; no período de janeiro a novembro de 2014, crescimento de 4% se comparado ao mesmo período de 2013, totalizando 716.370 pernoites.


Entre os destinos mais visitados, as chamadas “Magic Cities” lideram as pesquisas, com destaque para Munique, que cresceu 30,8% em novembro de 2014 se comparado ao mesmo período do ano passado. Ressalta-se que a cidade portuária de Hamburgo – que já há algum tempo passou Colônia na preferência dos brasileiros – registrou, no mesmo mês, aumento de 47,2% e hoje faz parte do topo da lista de cidades mais visitadas na Alemanha, que é encabeçada por Berlim, seguida de Munique e Frankfurt.


Para o próximo ano espera-se crescimento moderado, em torno de 3%. Até 2020 a meta é chegar a 830 mil pernoites de brasileiros na Alemanha. 

Divulgação DZT
Divulgação DZT