Aberta a 29ª Oktoberfest de Blumenau

Foi aberta oficialmente, na noite desta quarta-feira (10), a 29ª Oktoberfest de Blumenau (SC). A maior festa alemã das Américas acontece até o dia 28 deste mês e espera receber cerca de 700 mil visitantes. Na edição passada, foram 564 mil visitantes, que consumiram 626,5 mil litros de chope.

A cerimônia de abertura iniciou-se na Krugplatz (Praça do Caneco) com a retirada do caneco oficial da festa da casa de vidro onde fica guardado e sua entrega à rainha da festa, Fernanda Klaumann Barbosa, que ficará com ele até o final do evento. Em seguida, foram entoados os hinos do Brasil e da Alemanha pelo coral masculino Liederkrantz, do Centro Cultural 25 de Julho (de Blumenau), acompanhado pelas bandas alemãs Die Karolinenfeld, Deggendorfer Stadl-Musikanten e Franken X-Press (todas vindas da Baviera).

Nas ruas do centro de Blumenau, foi realizado o desfile oficial de abertura da festa, com 16 carros alegóricos, 2,8 mil figurantes em trajes típicos e músicas e danças alemãs. Foi dentro dos pavilhões da “Oktober”, no entanto, que aconteceu o momento mais esperado da solenidade: a sangria do primeiro barril de chope, feita pelo prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, acompanhado do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Ao som das bandas alemãs e do coral masculino, autoridades e público fizeram o primeiro brinde oficial da 29ª Oktoberfest: Ein Prosit!

Origem

Inspirada na Oktoberfest de Munique, a versão blumenauense nasceu em 1984, e foi consagrada como a maior festa alemã das Américas.

A festa de Munique, por seu turno, teve origem no dia 12 de outubro de 1810, quando o rei Luis I, mais tarde rei da Baviera, casou-se com a princesa Tereza da Saxônia, e para festejar o enlace organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tanto, que a festa passou a ser realizada todos os anos com a participação do povo da região.

A festa ganhou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918.

Por consequência das guerras e pela epidemia de cólera, a Oktoberfest deixou de ser realizada 25 vezes, mas de 1945 até hoje, aconteceu ininterruptamente. Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe um público de quase dez milhões de pessoas a cada edição, com um consumo de sete milhões de litros de chope.

Marcelo Martins/Oktoberfest Blumenau
Marcelo Martins/Oktoberfest Blumenau