Tons de verde ganham espaço no mercado automotivo

“Com as novas tecnologias, novos modelos e novos conceitos de mobilidade, uma mudança de valores está no horizonte. Neste contexto, o verde, como a cor do crescimento e de um novo começo, está desempenhando um papel fundamental”. A afirmação é de Mark Gutjahr, chefe de design da BASF Europa. Um estudo da companhia alemã aponta que o progresso e a intencionalidade estão caracterizando a disposição das cores no mundo automotivo.

De acordo com a BASF, os designers da montadora já identificaram essa tendência de cor em fases iniciais de pesquisa no ano passado, e agora o verde está ganhando seu espaço no cenário global. Depois de mais de uma década de poucas cores, em que a tendência nas estradas era preto, prata, branco e, mais recentemente, marrom, o cenário automotivo está se tornando mais colorido.

No entanto, o fato de a cor verde garantir sua posição no futuro automotivo não decorre de sua conexão lógica com a ecologia e a imagem de natureza intocada, diz a montadora. Segundo a BASF, os novos verdes que serão aplicados aos carros nos próximos três ou quatro anos estão fazendo questão de deixar sua imagem ecológica no passado.

“Nós não estamos encontrando respostas às perguntas sobre mudança de valores da sociedade em uma visão romântica de ‘volta à natureza’, mas, sim, em soluções e tecnologias inteligentes”, diz Gutjahr. Conforme a companhia, neste contexto, o verde representa novos valores como simplicidade, responsabilidade e individualidade, bem como harmonia e equilíbrio, que estão se tornando valores cada vez mais importantes na sociedade atual.

Tendência global com cores regionais

Em sua pesquisa, a equipe de designers da BASF identificou diferenças regionais claras. Mesmo que o tema verde seja globalmente relevante, suas manifestações na Ásia, América do Norte e Europa são muito variadas.

O design na Europa é caracterizado pela sobriedade e qualidade, que se traduz em cores no portfólio equilibradas e detalhadas, ainda que arrojadas. Verde escuro e esmeralda exibem estruturas altamente complexas e efeitos usados de forma moderada. Verdes ricos são aprimorados por reflexos dourados.

Enquanto a Europa está experimentando a busca por novos valores, na Ásia, temas como a natureza, tranquilidade e harmonia têm um forte impacto sobre a gama de cores. Tons sutis, mas com muitas variações, são esperados no cenário automotivo, como por exemplo os tons pastéis vibrantes, que servem para compensar o cinza das grandes cidades.

A ampla gama de tendência de cores é claramente demonstrada pelo portfólio na América do Norte. Clareza e objetividade caracterizam as cores usadas neste caso. Além disso, a gama de cores do verde amarelado está desempenhando um papel cada vez mais importante com cores como “verde limão”.

Para a BASF, a ampla variedade de novos tons de verde também demonstra claramente que as cores automotivas têm agora mais espaço para flexibilidade. Novas categorias de efeitos, como por exemplo, fosco, irão se tornar ainda mais possíveis no futuro e, ao mesmo tempo, representarão novas necessidades, em termos de tecnologia e design, conclui a montadora.

Divulgação BASF
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