Tecnologia alemã ilumina Cristo Redentor


Na última quarta-feira (3), Dia da Unidade Alemã, um dos maiores cartões postais do Brasil ganhou as cores da bandeira germânica. E foi graças à tecnologia alemã que o Cristo Redentor ficou iluminado em preto, vermelho e dourado.

O efeito de luzes foi executado pelos 300 projetores de LED da Osram, empresa do grupo Siemens, que passaram a iluminar a estátua em março de 2011. Segundo a companhia, o sistema permite que as mudanças de cores sejam feitas de forma rápida e sem custos adicionais em relação aos métodos anteriores. “Para se ter uma ideia, o consumo de toda a obra de iluminação do monumento, que antes era equivalente a 40 chuveiros elétricos residenciais, agora não é maior do que o de dois chuveiros elétricos, ou seja, trata-se de uma obra extremamente sustentável”, afirma a Osram em seu site.

Ainda de acordo com a companhia, o sistema possibilita a utilização de milhares de cores na iluminação, o controle da intensidade, da velocidade e também do direcionamento da luz de cada projetor de maneira individual. O efeito da cor preta da bandeira alemã foi conseguido através de uma contraluz branca, criando uma espécie de moldura na parte superior da estátua.



Além de comemorar o Dia da Unidade Alemã, a ação desta quarta-feira visou chamar atenção para o Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014. De maio de 2013 a maio de 2014, sob o lema “Quando ideias se encontram”, Alemanha e Brasil ampliarão e aprofundarão suas relações bilaterais e darão maior visibilidade à cooperação e novas parcerias. Economia, cultura, tecnologia, inovação, educação, ciência e esporte serão alguns dos temas abordados na programação que incluirá uma série de projetos, eventos, exposições e shows.



O cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Harald Klein, ressalta que a iniciativa marcou uma premiere: “pela primeira vez em sua história, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores nacionais de outro país”.

Cesar Fraga/AHK-SP
Cesar Fraga/AHK-SP