Soluções Bosch captam imagens inéditas para documentário

documentyario_sobre_castores_divulgayyo_bosch_rgbA divisão de Sistemas de Segurança da Bosch foi provedora de soluções e tecnologias de videomonitoramento para as filmagens do documentário “Holland – Natuur in De Delta” da produtora holandesa EMS Films. O filme relata a história de diferentes espécies de animais que habitam o parque nacional holandês “Biesbosch”, como os castores, que se encontram em diversas áreas do local, possuem hábitos noturnos e são muito tímidos, sendo investido meses para obter as cenas ideais.

Para garantir a qualidade das gravações em um ambiente com diversas dificuldades e com pouca luminosidade, foi necessário contar com equipamentos especiais, já que as condições do local demandavam particularidades e recursos tecnológicos diferenciados que as câmeras convencionais não possuem.

Neste contexto é que a Bosch entrou em cena para atender as necessidades da produtora, oferecendo como solução para uma aplicação inusitada as câmeras de segurança Dinion IP 8000 MP que contam com a tecnologia Starlight e garantem imagens de alta resolução mesmo em condições de baixa luminosidade, além de possuir outras vantagens.

Um estúdio móvel foi estruturado com as tecnologias da empresa, o que incluiu três câmeras Starlight e vários iluminadores inteligentes, instalados estrategicamente na floresta para não assustar os animais e garantir todas as cenas possíveis com qualidade.

Este documentário é o segundo de uma trilogia que tem como objetivo retratar as reservas naturais holandesas por meio de gravações intensas, diurnas e noturnas, que revelam imagens inéditas da vida selvagem.

Alta resolução e recursos inteligentes

As câmeras Dinion IP 8000 MP Starlight, responsáveis pela captação das imagens de alta definição da vida dos castores, garantem uma resolução de até cinco megapixels e de 30 frames por segundo. Além disso, oferecem uma imagem perfeita mesmo com zoom, inclusive em telas de grandes dimensões.

Um outro diferencial é capturar imagens mesmo em condições extremas de baixa luminosidade e independentemente da luz frontal e de fundo. Isso é possível em virtude do recurso de Exposição Automática Inteligente (Intelligent Auto Exposure), que ajusta automaticamente a exposição da câmera em relação à iluminação do local para proporcionar imagens de qualidade em qualquer situação e coloridas, enquanto outras câmeras reproduzem apenas tons de cinza.

A Análise de Vídeo Inteligente (Intelligent Video Analytics – IVA) também foi um recurso utilizado pela equipe de filmagem, que permitiu pré-estabelecer configurações para focar apenas nas imagens relevantes para o documentário. O equipamento foi preparado para diferenciar os movimentos gerados pelo vento e também da água em relação aos dos castores. Assim, as câmeras começavam a gravar apenas quando os roedores apareciam.

As câmeras Starlight também possuem o recurso de Redução Dinâmica e Inteligente de Ruído (Intelligent Dynamic Noise Reduction – IDNR), que economiza até 50% os bits e aumenta o armazenamento e o consumo de rede, distinguindo cenas com informações consideráveis das imagens com ruídos, que são suprimidas. Esta solução foi relevante para a filmagem do documentário, uma vez que era necessário otimizar energia e banda.

Instalados ao longo da reserva natural holandesa, os equipamentos precisavam manter o menor consumo de energia para que o sistema trabalhasse a noite inteira com apenas uma carga. Com as câmeras e os iluminadores IR da Bosch, o sistema pôde operar a noite inteira com apenas uma carga de bateria.

Atualmente, em virtude das possibilidades oferecidas pelas soluções e tecnologias da empresa, a produtora EMS Films também está usando os produtos da marca em outro projeto, cujo o enfoque é registrar os animais de reservas vivendo em grandes cidades, como Amsterdam.

Confira algumas imagens do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=LOKtiRb_4vs&feature=youtu.be

Foto: Divulgação Bosch