Solistas alemães são destaque em festival de música clássica

classical-music-1838390_1920O maior evento internacional de música clássica do Brasil, o 6º Música em Trancoso, que acontece entre 18 e 25 de março, não poderia deixar de contar com a presença de artistas alemães em sua programação. Cinco solistas germânicos, incluindo integrantes da Filarmônica de Berlim, vêm ao País para diversas apresentações no Teatro L’Occitane, em Porto Seguro, na Bahia.

Andreas Wittmann, oboísta da Filarmônica de Berlim, se apresenta na Noite Sinfônica e na Noite de Câmara. Além de ser membro fixo da orquestra, Wittmann já atuou como seu diretor entre 2013 e 2015 e dá aulas na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim.

Leonard Elschenbroich, nascido em Frankfurt, é considerado “um músico de grande habilidade técnica, curiosidade intelectual e profundidade expressiva” pelo jornal New York Times. Elshenbroich é um violinista residente da Sociedade Filarmônica de Bremen e se apresenta na Noite Sinfônica.

Solista da Orquestra Sinfônica de Londres, o violinista Oscar Bohórquez é considerado, por especialistas, um músico de talento excepcional e grande profundidade musical. Ele se apresentará na Noite Sinfônica e na noite de Música de Filmes e Musicais.

Com apenas seis anos, Thomas Neuberth começou a se aventurar tocando trompete. O talento o levou longe e hoje ocupa o cargo de primeiro trompetista da ORSO – Sociedade de Orquestra e Coral Freiburg/Berlim. Neuberth se apresenta na Noite Sinfônica, na Noite de Música de Filmes e Musicais e na Noite Italiana.

Wolfgang Roese já fez uma apresentação memorável em 2016, ao comandar a noite de Rock Symphony no 5º Música em Trancoso. Neste ano, ele retorna para reger na Noite de Música de Filmes e Musicais e na Noite Italiana. Nascido em Lahr, no sul da Alemanha, Roese é fundador e diretor artístico da ORSO – Sociedade de Orquestra & Coral, instituição composta por mais de cem experientes músicos de orquestra e coralistas.

Além dos alemães, entrarão em cena mais um integrante da Filarmônica de Berlim, o flautista francês Mathieu Dafour e o diretor da Orquestra de Câmara da Filarmônica de Munique, o violinista romeno Lorenz Nasturica.

Programação

18 de março – Noite Russa

 19 de março – Noite Sinfônica

  20 de março – Gershwin Piano Quartet

 21 de março – The Oscar Peterson Quartet featuring Gerald Clayton

 22 de março – Al Jarreau

 23 de março – Música de Câmara

  24 de março – Música de Filmes e Musicais

25 de março – Noite Italiana

 

Foto: CC/Pixabay/Pexels