Só 5% das obras da Copa 2014 estão concluídas

De acordo com um balanço sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo 2014, apenas 5% das obras foram concluídas.

O relatório oficial, divulgado pelo governo federal na quarta-feira (23), leva em consideração obras de estádios, mobilidade urbana e infraestrutura – portos, estradas e aeroportos.

Os projetos concluídos até o final do mês de abril equivalem a 1% dos investimentos previstos para o evento esportivo, e 41% das obras estipuladas ainda nem começaram a ser executadas.  Além disso, somente 9% das obras estão com a licitação realizada, enquanto 17% das construções estão em processo de licitação e outras 15% se encontram em fase de elaboração do projeto.

Os dados mostram também que oito dos 12 estádios que estão sendo construídos não chegam a ter 50% de suas estruturas prontas, contradizendo declarações de representantes do Ministério do Esporte, que alegam que os estádios estão com o cronograma em dia.

Em relação às 51 obras previstas de mobilidade urbana, 23 não foram iniciadas. No caso dos aeroportos, apenas 18, das 31 esperadas, estão concluídas ou em andamento. E das sete intervenções em portos, três não começaram.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acredita que as fases de elaboração de projetos e de licitação estão de acordo com o cronograma do governo e que os prazos estipulados serão cumpridos. Para o ministério, estas etapas têm tanta importância para a conclusão das obras quanto o início efetivo das construções.

Agência Brasil/Renato Araújo
Agência Brasil/Renato Araújo