Oswaldo Cruz oferece novo tratamento para câncer de pele

CC_Pixabay_DarkoStojanovic

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz passa a oferecer aos pacientes com câncer de pele não melanoma uma nova opção de tratamento: a radioterapia ambulatorial. O procedimento é realizado com um equipamento portátil, chamado Intrabeam, que possibilita que a radiação seja aplicada com a máxima precisão e alto índice de controle.

Na radioterapia convencional, são necessárias entre 22 e 25 sessões diárias, o que faz com que o processo demore até um mês. Com o novo equipamento, as sessões são reduzidas a no máximo oito, realizadas ao longo de duas semanas.

“Com o uso do Intrabeam em pacientes com câncer de pele, aumentamos o grau de liberdade do tratamento, já que o tempo das sessões diminui de 15 para apenas um minuto. Além disso, é possível acessar com eficácia tumores em áreas de difícil acesso cirúrgico ou para a radioterapia convencional, como o canto dos olhos, asas do nariz e orelhas”, afirma Dr. Rodrigo Hanriot, radioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Outra vantagem está na diminuição de possíveis efeitos colaterais comuns da radioterapia, como maior sensibilidade e vermelhidão da pele, fadiga, irradiação para órgãos vitais, além de melhorar o resultado estético.

Dr. Hanriot diz ainda que a utilização desse equipamento para o tratamento também melhora a qualidade de vida do paciente, pois ele pode retomar sua rotina mais rapidamente.

Foto: CC/Pixabay/DarkoStojanovic