São Paulo terá semana de comemorações da Reunificação Alemã

Entidades germânicas unem-se em uma programação com música, arte, estudo, ciência e gastronomiaAdaptayyo_Cartaz_rgb

Para celebrar a comemoração de 27 anos da reunificação alemã, o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo junto a outras instituições germânicas promovem as Jornadas Alemãs. Trata-se de uma semana com diversas atrações gratuitas e abertas ao público geral, que visam aprofundar ainda mais as relações teuto-brasileiras. As atividades começam em 3 de outubro, Dia da Unidade Alemã, e seguem até o domingo, 8 de outubro, com o encerramento em uma grande festa de rua próxima ao Beco do Batman, em Pinheiros.  

Serão diversas opções, haverá atividades para os interessados em estudar ou realizar pesquisa acadêmica na Alemanha, conhecer melhor o idioma, ou ainda, ter uma noite musical bem ao estilo alemão. Os eventos trarão momentos para a troca de experiências e conhecimento entre brasileiros e alemães, em um clima descontraído e informativo.

“As Jornadas Alemãs recordam o importante momento histórico mundial que foi a reunificação alemã. Com esses eventos desejamos ampliar o conhecimento no Brasil sobre as entidades alemãs aqui presentes, e mostrar um retrato atual do alemão, longe dos estereótipos”, conta o Sr. Axel Zeidler, cônsul geral da República Federal da Alemanha em São Paulo. As Jornadas Alemãs ocorrem pela segunda vez na cidade.

Confira a programação completa:

Dia 03.10 (Terça-feira)

Dia de Portas Abertas do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo.

Informações sobre estudo e pesquisa acadêmica na Alemanha. Apresentação das universidades WWU Münster, FU Berlin, UAS&, TU München, e da Sociedade Fraunhofer e da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa – DFG. Complementando as apresentações, será possível conversar com os representantes e solicitar orientações.

11h às 17h – DWIH-SP – Rua Verbo Divino, 1.488, bloco D, térreo, Chácara Santo Antonio, São Paulo, SP.

 

Dia 05.10 (quinta-feira)

Noite Cultural do Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade Morumbi

Uma noite com muita música e festa. Além disso, será realizada uma apresentação das ações de comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante e exposição de fotos do fotógrafo alemão Thomas Böhnke “Ein deutscher Blick auf Brasilien – Um olhar alemão sobre o Brasil”.

19h30 – Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade Morumbi – Auditório Alberto Fortner – Rua Floriano Peixoto Santos, 55, Morumbi, São Paulo, SP.

 

Dia 07.10 (sábado)

Dia de Portas Abertas do Goethe-Institut São Paulo

O evento, que já é tradição do Instituto, terá Karaokê, games, videomapping, sorteios, aulas experimentais de alemão, palestra sobre estudo na Alemanha com o Centro de Intercâmbio Acadêmico – DAAD Brasil, apresentação do cônsul para Assuntos Culturais do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e comidas típicas.

17h às 22h – Goethe-Institut – Rua Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo, SP.

 

Dia 08.10 (domingo)

Festa Alemanha na Rua – Encerramento das Jornadas Alemãs

Uma grande festa de rua encerra as comemorações. No Armazém da Vila, vizinho ao Beco do Batman, o clima será de uma tarde em Berlim.

Durante a manhã, haverá brincadeiras de rua para as crianças organizadas pelo Projeto Jogadeira. A partir das 11h, as famosas histórias dos irmãos Grimm serão contadas e interpretadas pela Leticia Liesenfeld, atriz que narra unindo a palavra, a dança e o teatro,  criando um ambiente envolvente para as crianças (e adultos!).

A partir das 15h, inicia-se a programação musical com o “De Bach em Bar” – músicos do Instituto Bacarelli farão um percurso pelas ruas próximas ao Armazém da Vila, finalizando no local com uma apresentação de música clássica alemã. Às 17h, haverá DJ alemão e, em seguida, às 19h, a banda The Chosens -, formada por alunos bilíngues do Colégio Visconde de Porto Seguro, tocará sucessos do pop rock alemão e mundial.

Serão diversas opções gastronômicas, com destaque para o currywurst do restaurante Imbiss, os salsichões da Berna, os doces do restaurante Glück e os pães da padaria Oma. Além disso, haverá artesanato, troca de livros alemães e internacionais, exibição de filmes, pintura de um mural sobre Berlim, exposição de fotos e brincadeiras.

11h às 20h – Armazém da Vila – Rua Medeiros de Albuquerque 270, Pinheiros, São Paulo, SP.

 

Bônus:

Dia 10.10 (terça-feira)

Democracia em crise? Experiências europeias e latino-americanas

Talkshow com representantes das universidades de Princeton, de Pittsburgh e de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), mediada pela revista alemã Der Spiegel.

19h às 21h – Goethe-Institut – Rua Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo, SP.

 

Dia 11.10 (quarta-feira)

Democracia em crise? Experiências europeias e latino-americanas

Workshop sobre o tema no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

9h às 18h – Instituto de Estudos Avançados – IEA – Rua Praça do Relógio, 109, Prédio k, 5º. Andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP.