São Paulo recebe prêmio alemão pela Lei Cidade Limpa


A cidade de São Paulo recebeu da Federação Alemã de Obras (Deutsche Werkbund) do estado de Baden-Wurttemberg o selo “Werkbund” (ou Werkbund-Label) em reconhecimento aos resultados da Lei Cidade Limpa, legislação municipal que busca transformar a cidade ao eliminar a poluição visual provocada por anúncios publicitários, em vigor desde 1º de janeiro de 2007.



Ocorrida a cada dois anos, a premiação seleciona iniciativas que se destacam pela inovação, por serem socialmente engajadas e respeitarem a natureza. Segundo informações da prefeitura de São Paulo, pela primeira vez desde sua criação, em 2006, o selo é concedido a um projeto executado fora do território alemão.



A condecoração foi entregue na última sexta-feira (14), e, além da legislação paulistana, nove projetos europeus receberam o selo. A cerimônia foi transmitida por meio de uma videoconferência, e em São Paulo contou com a presença de uma representante do comitê administrativo da Federação Alemã de Obras, a arquiteta Miriam Gautschi. Conforme ela explicou, a escolha da Lei Cidade Limpa pelos integrantes da comissão se deu por enxergarem na iniciativa um modelo de valorização da arquitetura urbana.



Os projetos avaliados não são inscritos, mas escolhidos pelos integrantes da Federação Alemã de Obras, uma instituição criada em 1907 e que reúne arquitetos, engenheiros, políticos e filósofos, entre outros profissionais, em vários estados alemães.

SXC
SXC