São Paulo é a 33ª no ranking de cidades globais

A maior cidade do Brasil, São Paulo, é atualmente a 33ª no ranking das cidades globais divulgado pela AT Kearney, empresa de consultoria em gestão.

O estudo leva em conta critérios como número de corporações globais no local, negócios gerados, fluxo de produtos ao exterior e capital humano (porcentual de população estrangeira, estudantes internacionais e estrangeiros com nível universitário). Além disso, são considerados o acesso da população à informação pela televisão, rádio e internet, o engajamento político e a experiência cultural dos moradores, a quantidade de museus e galerias, bem como o modo como a cidade se relaciona com o mundo.

Nas últimas duas edições do ranking, em 2008 e 2010, São Paulo esteve na 31ª e 35ª posição, respectivamente. De acordo com os especialistas responsáveis pelo estudo, esta colocação é justificada pela falta de infraestrutura, altos índices de violência, poluição e corrupção, e deve se manter pelos próximos anos.

No entanto, segundo Ilnort Rueda, diretor da AT Kearney, por ser uma comparação com as condições de outras importantes cidades do mundo, o índice não necessariamente remete a uma pior qualidade da capital paulista, mas pode refletir a melhora de outras metrópoles. “Bogotá, por exemplo, está em 55.° lugar, mas tem se desenvolvido mais rápido que São Paulo", disse Rueda.

A primeira cidade do ranking é Nova Iorque, seguida de Londres, Paris, Tóquio e Hong Kong, que se destacam principalmente pelo alto fluxo de negócios gerados, inúmeras corporações globais e presença massiva de estrangeiros.

Cidades Alemãs

As cidades alemãs mais bem colocadas são Berlim, na 20ª posição, Frankfurt, em 23º e Munique, que ocupa 31º lugar. Como metrópoles globais, seus principais atrativos são as atividades econômicas, presença de companhias multinacionais, o acesso à informação e experiência cultural de suas populações. No entanto, as três regiões deixam a desejar em relação ao índice de capital humano e à falta de engajamento político.

Em 2010, Berlim ocupava o 16º lugar, enquanto Frankfurt e Munique eram, respectivamente, as 20ª e 33ª colocadas.

SXC
SXC