Pressões e incertezas caracterizam adolescência alemã


Os adolescentes alemães de hoje convivem com maior pressão no dia a dia e estão mais inseguros a respeito do futuro, revelou um estudo realizado pelo Instituto Sinus, instituiçao alemã especializada em pesquisas psicológicas e sociológicas. Em função desses receios, há uma crescente necessidade de segurança e de maior aproximação com amigos e família por parte dos jovens.



"A tendência de 'retornar às raízes' consiste numa reação à crescente exigência de êxito, ao aumento das opções e das incertezas sobre como a vida evoluirá. A maioria dos jovens está consciente de que as suas perspectivas pessoais e profissionais são incertas. Por isso, muito deles se comportam como pequenos adultos, começando a configurar, cada vez mais cedo, a sua vida e carreira", concluíram os autores do estudo.



Ainda, segundo a análise, muitos dos alemães, com idade entre 14 e 17 anos, acreditam que somente por meio de uma ótima formação e êxito no trabalho poderão obter reconhecimento social. Nesse contexto, jovens em situação social vulnerável são os menos otimistas, pois não veem chance de terem uma formação profissional e emprego adequado. Outra desvantagem é o fato deles, muitas vezes, serem excluídos e marginalizados, especialmente por adolescentes de uma classe social superior.



A pesquisa, intitulada "Como funciona a adolescência alemã 2012", também apontou que já não se pode falar mais em uma "adolescência alemã". Segundo os estudiosos, os jovens se diferem bastante em seu modo de vida, formando sete grupos diferentes de adolescentes: os conservadores-burgueses, os adaptáveis- ??pragmáticos, os socio-ambientais, os hedonistas-experimentalistas, os hedonistas-materialistas, os expeditos e os frágeis.



O estudo avaliou os valores e opiniões a respeito de assuntos como escola, aspiração profissional, crenças, compromisso e meios de comunicação de alemães, com idade entre 14 e 17 anos. A pesquise foi encomendada por seis instituições alemãs: Fundação Alemã da Criança e Adolescente e o Centro Federal de Formação Política, Fundação Episcopal de Mídia da Diocese de Rottenburg-Stuttgart, Confederação da Adolescência Católica Alemã, Organização Espiscopal Misereor, e a emissora de televisão Südwestrundfunk.



 

SXC
SXC