População mundial passará de 7 bilhões em 2011

Projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) dão conta de que a população mundial atingirá a marca dos 7 bilhões de habitantes neste ano, precisamente no dia 31 de outubro. De acordo com as estimativas, o habitante de número 7 bilhões será provavelmente um menino.


Na revisão do Relatório sobre as Perspectivas da População Mundial de 2010, publicada nesta terça-feira (3), os especialistas preveem que no início do próximo século o mundo terá 10,1 bilhões de habitantes. O crescimento da população já será notado em 2050, quando esse número alcançará 9,3 bilhões.


A maior parte do crescimento é esperada em países da África, Ásia, Oceania e América Latina, onde cada mulher tem, em média, dois filhos. Conforme o estudo, a América Latina, responsável atualmente 8,6% da população mundial, terá uma participação menor em 2100 (6,8%). Com 196,5 milhões de habitantes atualmente, o Brasil passará por uma redução habitacional chegando a 177,3 milhões no ano analisado. A Índia ultrapassará a China e será a nação mais populosa do mundo, com um pico de 1,7 bilhão contra 1,4 bilhão de chineses.


O continente africano responderá por 35,3% da população mundial daqui a 90 anos. Atualmente sua participação é de menos da metade dessa parcela.


Com uma média de um filho por ano, os países europeus estão classificados entre os de baixa fertilidade. Juntos, eles terão seu pico populacional em 2020 (740 milhões), revela o relatório.

SXC
SXC