Parlamento Alemão é parcialmente fechado

Após receber informações sobre planos de ataques terroristas, a Alemanha está reforçando a segurança por todo o país. Nesta segunda-feira (22), o Reichstag, edifício que abriga o Bundestag (Parlamento Alemão) foi parcialmente fechado. As visitas à cúpula de vidro e ao terraço do edifício, que é o maior ponto turístico de Berlim, estão proibidas por tempo indeterminado. Os porta-vozes do governo não deram explicações para a interdição do parlamento, mas a imprensa alemã acredita que o local tenha sido ameaçado por terroristas.


Em uma declaração oficial, o Ministro do Interior Thomas de Maizière afirmou que desde 2009 havia suspeita de que os Estados Unidos, a Europa como um todo e a Alemanha seriam os próximos alvos de grupos extremistas islâmicos. De acordo com o ministro, desde a metade desse ano, há fortes indícios de que a al-Qaeda tenha planos de atacar a Alemanha no final de novembro.


“Nós temos diferentes informações sobre planos de ataques à Alemanha, cuja seriedade não podemos julgar com certeza, mas nós levamos isso à sério”, declarou De Maizière, em entrevista à emissora alemã ARD.


A polícia federal alemã afirma que já está preparada para qualquer tipo de ameaça. O governo aumentou os cuidados nas estações de trem e aeroportos do país.


Para o Ministro, no entanto, o reforço da segurança não deve ser motivo de medo para os alemães e as medidas não devem interferir no curso normal da vida da população. “Existe motivo para preocupação, mas não para histeria”, alerta.

SXC
SXC