O expressionismo chega a Berlim

O museu berlinense Kupferstichkabinett – museu de desenhos e gravuras – apresenta, até 25 de outubro, “Emil Nolde. Man-Nature-Myth”, uma exposição especial do reconhecido pintor, um dos artistas alemães mais importantes do século XX e um dos principais representantes do expressionismo. A mostra, composta por 110 obras, se diferencia das numerosas exposições de Nolde por apresentar suas obras menos tradicionais: talhas em madeira, gravuras e água-forte, além de pinturas.


 


Sua obra cruza seis áreas temáticas: joie de vivre (a alegria de viver) e o existencialismo; retratos; pintura do mar e dos portos; cidades e paisagens; pinturas bíblicas; e viagens aos mares do sul. Dentro da exposição, se destacam 26 pinturas das suas viagens ao sul, que constituíram um marco de inflexão na sua obra e foram parte das 50 páginas presenteadas pelo Escritório Colonial do Império para a Galeria Nacional. Em 1937, 24 de elas foram confiscadas pelos nazistas, pois as consideraram como “degeneradas”.


 


Nolde foi influenciado pelos estilos de Vincent van Gogh, Edvard Munch e James Ensorse. Em seus desenhos, o artista revela seu temperamento e, sua obra, temas profundos. Seus trabalhos se caracterizaram pelo uso de cores vivas e os rostos são como máscaras, com a intenção de provocar no espectador um choque visual e emocional. No museu, encontra-se a coleção mais completa do autor, perdendo somente para a Fundação Nolde Seebüll e o Museu Sprengel de Hannover, localizados na Alemanha.


 


Mais informações no site do museu.

 Jörg P. Anders/Nolde Stiftung Seebüll
Jörg P. Anders/Nolde Stiftung Seebüll