Número de mulheres doutoras cresce na Alemanha


Segundo levantamento do Instituto da Economia Alemã de Colônia (IW-Köln), as mulheres vêm ganhando espaço no total de pessoas que se doutoram na Alemanha. Enquanto que no ano 2000 cerca de 33% das pessoas que alcançavam esse grau de formação no país eram mulheres, a parcela subiu para de 45% em 2011, quando quase 27 mil títulos de doutor foram concedidos em território alemão para ambos os gêneros.



Também de 2000 a 2011, é interessante notar que o número de mulheres doutoras aumentou 37%, ao passo que o número de homens doutores diminuiu 12%. O instituto aponta a Engenharia como o campo de estudos que observou o maior avanço feminino – de quase 110% no período – e destaca ainda as áreas da Matemática e das Ciências Biológicas, com 66% de crescimento no número de doutoras.



No entanto, o IW-Köln ressalta que no mais alto degrau da carreira acadêmica a paridade ainda não foi alcançada: as mulheres eram apenas um quinto dos professores universitários em 2011, participação que cai para uma em cada sete na Engenharia.



Estrangeiros



Em outro levantamento, o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis), divulgou que o número de estrangeiros que obtiveram títulos em universidades alemãs aumentou 8% de 2010 para 2011 – quando 392 mil pessoas, no total, conquistaram um diploma em instituições de ensino superior do país, 10% dos quais, não-alemães. Entre as nacionalidades mais representativas no ano passado estavam a chinesa (com 13% do total), a turca (7%) e a russa (5%). 

maro-version
maro-version