Nível de preços da Alemanha é menor que dos vizinhos


O nível de preços da Alemanha é menor do que boa parte dos países vizinhos. No cálculo que levou em conta seis categorias – comida e bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas e tabaco, vestuário, eletroeletrônicos, transporte individual (carros, motos e bicicletas) e hotéis e restaurantes – os preços do país estão apenas 3% acima da média dos 27 países da União Europeia (UE). A Dinamarca foi a nação com o nível mais alto em relação à média, com preços 42% maiores, e as vizinhas Suécia (28%), Finlândia (25%) e Luxemburgo (22%) também tiveram resultados “salgados”.



As informações foram divulgadas pela Destatis, a Agência Federal de Estatísticas da Alemanha, nesta segunda-feira (25), a partir de dados do Eurostat, o Instituto de Estatísticas da União Europeia.



Outros vizinhos com nível geral de custos maior que a média e que o alemão são a Irlanda (17%), Bélgica (12%), França (11%), Holanda (8%) e Áustria (7%).



Por outro lado, os países do Leste europeu têm níveis significativamente menores que o geral da UE, com destaques para a Bulgária, com custos 49% abaixo da média, e para Polônia e Romênia (-40%), Lituânia (-36%) e Hungria (-34%).



A Itália e o Reino Unido ficaram no mesmo patamar da Alemanha, com preços 3% e 2% maiores que a média, respectivamente.



Em relação às categorias, o estudo mostrou ainda que os consumidores alemães pagam cerca de 10% mais que a média da UE para comida e bebidas não alcoólicas, 3% para vestuário, hotéis e restaurantes, e 1% para transporte individual. Por outro lado, os preços são menores para bebidas alcoólicas e tabaco (-3%) e eletroeletrônicos (-1%).