Mercado imobiliário alemão dá sinais de aquecimento

Diante das baixas taxas de juros da Europa e empréstimos a pequeno custo aos bancos, o preço dos imóveis residenciais está aumentando na Alemanha.

"Os custos mais baixos de refinanciamento contribuem, juntamente com os bons aumentos de renda e a garantia de emprego, para a demanda por certos bens, e o mercado imobiliário é um exemplo”, declarou Jens Weidmann, presidente do Bundesbank, o banco central alemão.

No ano passado, o preço médio das moradias aumentou em 5% se comparado ao valor registrado em 2010.

Na capital Berlim, a variação no preço médio por m² para imóveis residenciais é de 9,3%, seguida de Hamburgo, aonde a diferença chega a 7,7% e Munique, com 6,7% de variação, segundo dados do BCE.

A cidade de Munique é atualmente o mercado imobiliário mais atrativo da Alemanha, por conta do padrão elevado de qualidade de vida aliado às crescentes ofertas de emprego. De acordo com um ranking criado pelo Banco Deka em parceria com a revista de imóveis “Immobilienmanager” em 2011, Frankfurt e Hamburgo ocupam a 2ª e 3ª posição, respectivamente.

O aquecimento do setor imobiliário alemão preocupa o Banco Central Europeu (BCE) por conta do risco à estabilidade econômica da região.

                                  

Thomas Tünnemann
Thomas Tünnemann