Médico teuto-brasileiro participa de fórum alemão de cardiologia

CC_Pixabay_DarkoStojanovicEm setembro deste ano, aconteceu em Berlim a 11ª edição do RHICS Expert Forum – evento organizado pela Roland Hetzer International Cardiovascular Society da Alemanha. O encontro teve como objetivo discutir a regeneração do coração e trocar experiências sobre cirurgia cardíaca, além de comemorar os 30 anos da cirurgia cardíaca em Berlim. 

Entre os palestrantes do evento estavam grandes nomes da cardiologia alemã e de outros países, e o teuto-brasileiro Rafael Otto Schneidewind, cirurgião cardiovascular do Departamento de Cardiologia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que representou a América Latina palestrando sobre a recuperação do coração com coração artificial direito e sobre a experiência da equipe em cirurgias e patologias da aorta.

Schneidewind se formou na Alemanha pelo Herzzentrum Wuppertal (Centro do Coração de Wuppertal) entre 2003 e 2005, pela UniversitÄtsklinikum Freiburg (Universidade de Freiburg) entre 2008 e 2009 e pelo Deutsches Herzzentrum Berlin (Centro do Coração de Berlim) em 2009, onde se especializou em insuficiência cardíaca cirúrgica, como os ventrículos artificiais – “coração artificial” (LVAD).

I Congresso Internacional Brasil-Alemanha de Cardiologia

Em decorrência da participação de Schneidewind no RHICS Expert Forum, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz promoverá o I Congresso Internacional Brasil-Alemanha de Cardiologia nos dias 8 a 11 de março de 2017, em suas próprias dependências.

Coordenado pelo Departamento de Cardiologia do Hospital, em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH) e a Roland Hetzer International Cardiovascular Society da Alemanha, o evento representa um marco de cooperação entre os países no segmento e visa quebrar as barreiras da ciência cardiovascular.

Para mais informações sobre o I Congresso Internacional Brasil-Alemanha de Cardiologia, entre em contato pelo e-mail: iecs@haoc.com.br

Foto: CC/Pixabay/DarkoStojanovic