Mais de 20% dos alemães se sentem pobres

Os alemães não estão satisfeitos com os seus salários. De acordo com a Comissão Europeia, 23% deles se sentem pobres, embora apenas 15,5% possam afirmar que realmente o sejam.


A sensação de que a renda não é suficiente para manter um padrão de vida aceitável é ainda mais frequente no leste europeu. Cerca de 85% dos búlgaros acham que são pobres, embora apenas 21,8% tenham renda 60% inferior à média do país – condição que define o estado de pobreza. A insatisfação também é grande na Hungria (79%) e na Romênia (75%).


Os austríacos parecem ser os únicos a terem consciência do seu real estado financeiro. A proporção dos que sentem economicamente desprovidos é exatamente a mesma dos que realmente o são, ou seja, 12%.


Suecos e dinamarqueses são os mais otimistas. Nos dois países, o nível de pobreza é de aproximadamente 13%, mas apenas 8% e 6%, respectivamente, estão insatisfeitos com suas rendas.


O governo federal da Alemanha deve apresentar um novo relatório com o panorama da situação financeira das famílias alemãs em 2012. O último foi feito há 10 anos.

SXC
SXC