“Mainhattan”: novo e surpreendente skyline em Frankfurt

Mainhattan - Jochen Keute-DZT
Vista do skyline de Franfurt am Main está sendo chamada de “Mainhattan”

Maior cidade do Estado alemão de Hesse, Frankfurt am Main (ou Frankfurt sobre o Meno), é conhecida por seus contrastes arquitetônicos. Considerada o centro financeiro do país e da Europa continental, nunca foi famosa por seu skyline, mas sim por ser uma cidade antiga e medieval. Isso mudou, agora “Mainhattan” oferece uma mistura encantadora do antigo com o novo: arranha-céus, casas originais em estilo enxaimel e prédios reconstruídos caracterizam a paisagem urbana. O passado e o presente se encontram arquitetonicamente e se unem a uma mescla única de estilos.

No centro da cidade, entre a Catedral e a Praça Römer, se situa a DomRömer-Quartier. As casas, reconstruídas com materiais antigos, artesanatos e toda atenção aos detalhes, relembram os áureos dias em que foram cenário de suntuosas celebrações de reis e imperadores. A parte velha de Frankfurt volta a ser o centro da vida econômica e política e a “nova cidade velha” já é um exemplo impressionante de desenvolvimento urbano e de um projeto único na Europa. Em maio de 2018, as antigas ruas ganharão a presença do público novamente e as cerimônias oficiais de abertura estão agendadas para setembro de 2018.

Ao lado do novo edifício do Museu Histórico de Frankfurt foi criado um complexo de prédios que conecta a cidade ao museu de forma interessante. É um espaço confortável que desperta a curiosidade dos visitantes para entrar e conhecer as exposições. O conceito moderno e sem barreiras promete proporcionar uma experiência interativa e inclusiva que, com o Jungen Museum, conta a história da cidade e a transforma em uma experiência ímpar, atraindo principalmente famílias e crianças.

A poucos passos do antigo centro é possível percorrer ruas onde estão concentradas as grandes instituições financeiras na cidade. A Torre Commerzbank é, atualmente, a maior com 260 metros, já a Torre Westhafen, com sua fachada, parece um típico copo para tomar Apfelwein, bebida típica de Frankfurt. O Messeturm, na forma de um lápis, é um dos cartões-postais locais, além disso, a construção do Banco Central Europeu no leste da cidade também é impressionante. O chamado Osthafen é melhor visto diretamente de navios e o terraço para os visitantes da Main Tower oferece uma vista deslumbrante da cidade a uma altura de 200 metros. Por fim, a silhueta da margem do rio também é muito atraente e admirada ao entardecer ou quando milhares de luzes iluminam o céu. Nesse sentido, há muitos motivos pelos quais aventureiros, exploradores e, principalmente, os fotógrafos, adoram Frankfurt, graças ao seu horizonte único.


Foto: Jochen Keute/DZT)