Lufthansa testa novo ambiente de trabalho

O Grupo Lufthansa lançou em outubro do ano passado o projeto-piloto “LH New Workspace”. Segundo a companhia, o objetivo é introduzir diferentes conceitos para o ambiente de trabalho do futuro que contemple questões atuais, tais como integração entre vida e trabalho e home office (trabalhar de casa). Para isso, dois grandes departamentos sofreram modificações temporárias em suas infraestruturas, a fim de que a equipe avalie até meados de fevereiro deste ano a convivência dentro de uma nova configuração espacial.  

De acordo com a empresa, a evolução da tecnologia e de tendências sociais, como digitalização, globalização, diversos modelos de vida e desenvolvimentos demográficos, estão influenciando no como, quando e onde trabalhamos. Sendo assim, os funcionários dos setores de Controle Corporativo e Recursos Humanos do Centro de Aviação da Lufthansa (LAC, na sigla em inglês), no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, farão uma análise rigorosa em suas rotinas diárias com a transformação do tradicional espaço de trabalho em ambientes open-plan (espaço integrado e sem divisórias), permitindo a escolha entre diferentes opções de cenários com modelos funcionais destinados a diferentes atividades e áreas comunitárias: uma cabine telefônica para ligações privadas, uma zona silenciosa para colocar os pensamentos em ordem e módulos “discretos” para conversas confidenciais entre colegas – esses são apenas alguns modelos espaciais inovadores que o novo conceito oferece.

Além da reformulação do ambiente, flexibilidade é uma questão chave em face da crescente tendência para os locais de trabalho móveis. Apenas 60 mesas estão disponíveis para 90 funcionários que participam do teste, sendo que outro objeto de estudo do projeto-piloto é avaliar se os novos conceitos de trabalho permitem um melhor equilíbrio a ser alcançado entre as vidas profissional e privada. 

Ambientes de trabalho flexíveis e inovadores beneficiam e desafiam os funcionários na mesma medida. Logo, a Lufthansa conduziu treinamento e sessões de briefing antes da execução do “LH New Workspace”, a fim de que os funcionários fossem familiarizados com seu novo ambiente de trabalho e as novas tecnologias desde o primeiro dia.

Ademais, regras foram estipuladas como uma forma de etiqueta para a equipe observar e facilitar o trabalho em conjunto em uma configuração espacial desconhecida. Uma vez que a fase ativa do projeto estiver concluída, as medidas serão avaliadas e a experiência adquirida pelos funcionários durante o teste mostrará se o conceito do “LH New Workspace” é adequado para os propósitos do espaço corporativo do futuro.

Divulgação Lufthansa
Divulgação Lufthansa