Lufthansa, 1938: 1º voo transatlântico sem escalas

A alemã Lufthansa comemora, neste mês, 75 anos da primeira vez em que um avião realizou uma viagem transatlântica sem escalas, de Berlim, na Alemanha, para Nova York, nos Estados Unidos. O “Condor” Ficke-Wulf Fw 200, comandado pelo piloto Alfred Henke e com o registro D-ACON, percorreu por 25 horas os 6.000 km até a cidade norte-americana, consolidando um novo recorde mundial entre 10 e 11 de agosto de 1938.

A celebração do voo histórico, que ocorreu no último dia 10 de agosto, levou uma aeronave Lufthansa a Nova York com um carregamento de cartões postais do “Condor” que, ao aterrissarem em solo norte-americano, receberam um carimbo comemorativo e partiram de volta a Berlim.

O Fw 200, como a primeira aeronave de tripulação com quatro motores e ao conquistar o recorde mundial, chamou atenção para as possibilidades do tráfego aéreo transatlântico. Com capacidade para transportar 26 passageiros, também dispunha de um atendimento inédito feito por comissárias de bordo treinadas.

Posteriormente, com o início da Segunda Guerra Mundial, a aeronave foi usada para fins militares, como transporte e reconhecimento aéreo e, também, como avião de bombardeio. O “Condor”, entretanto, mostrou-se inadequado para a indústria bélica e, com o fim da guerra, foi dispensado das atividades civis devido ao progresso técnico na aviação comercial.

Atualmente, a Lufthansa Technik faz parte do projeto para restauração do último exemplar existente do Fw 200, em parceria com o Museu Alemão de Tecnologia de Berlim, a Airbus de Bremen e a Rolls-Royce alemã de Berlin-Dahlewitz. Os destroços da aeronave foram resgatados em 1999 em um fiorde na Noruega, onde estavam submersos desde um acidente aéreo em 1942.

Lufthansa Bildarchive
Lufthansa Bildarchive