Jornalista alemão apresenta palestras no Brasil

O editor-chefe do canal de televisão ZDF (Zweite Deutsches Fernsehen), Dr. Peter Frey, visitou nesta segunda-feira (28) a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. No campus, o jornalista palestrou sobre as novas experiências em curso na Alemanha para recuperar a memória cultural perdida após os tempos do nazismo.


Frey destacou que a reconstrução da memória cultural da guerra e do nazismo já faz parte da fabricação da nova face alemã. Para ele, o resgate do passado construiu na juventude uma visão mais vasta dos significados da guerra, ampliando os horizontes e aumentando a tolerância dos jovens às minorias, às diferentes etnias e as diferenças de forma geral.


O jornalista ainda comentou que número de jovens israelenses interessados em visitar a capital alemã, Berlim, vêm aumentando nos últimos anos. A nova geração não sente mais uma conexão tão forte com a guerra e é mais interessada em descobrir sua história e as raízes de suas famílias no país, afirma Frey. Além disso, a cena jovem da capital com casas noturnas e festas, atrai esse público que a considera parecida com Tel-Aviv e Nova York.


Devido ao aumento do interesse da juventude, o número de turistas israelenses na capital cresceu de 10 mil no ano 2000 para 60 mil em 2010, segundo dados do Escritório de Estatísticas Berlim-Brandemburgo. Porém, o jornalista revelou que a maioria dos alemães ainda diz não conhecer judeus e não saber como agir diante deles.


“A responsabilidade do passado já não é dessa geração. No entanto, ao entenderem e conhecerem a história do país, por meio de monumentos, museus e da educação convencional”, comentou o jornalista.

PUC-SP/Divulgação
PUC-SP/Divulgação