Integração de imigrantes começa a gerar frutos


Embora imigrantes e seus descendentes ainda estejam em desvantagem no que diz respeito à educação e ao mercado de trabalho na Alemanha, a situação para essa população começa a melhorar. Isso é o que aponta a 9ª edição do Relatório sobre a Situação de Estrangeiros na Alemanha, divulgado na semana passada pelo Bundesregierung (governo alemão).


De acordo com o documento, de 2005 a 2010 a redução no número de desempregados de origem estrangeira, que caiu de 18,1% para 11,8%, foi mais significante do que a queda da taxa de desemprego geral do país, de 11,3% para 7,1%.


Também foi constatada uma melhora na situação educacional de jovens de família imigrante: em 2010, 36% deles realizaram o exame de conclusão do ensino médio (Abitur), necessário para o ingresso em um curso universitário no país, enquanto o número dos que não concluíram a educação secundária diminuiu 39% de 2004 a 2010. Ao mesmo tempo, cada vez mais crianças de origem estrangeira estão frequentando as creches e pré-escolas alemãs.  Houve, por exemplo, um aumento de 53% no número de crianças com esse histórico na creche nos últimos três anos (de 9,1% em 2008 para 14% em 2011).


Apesar do progresso notado, os resultados no relatório mostram que ainda existe uma grande discrepância entre os dois grupos de cidadãos. Entre os jovens sem um diploma escolar, a percentagem de imigrantes e seus descendentes ainda é o dobro do que a dos alemães. Já em relação ao grupo de jovens que consegue uma vaga em cursos de qualificação profissional, os imigrantes formam a minoria. Uma explicação para este caso específico, abordada no relatório, é o fato de empregadores terem uma visão marginalizada sobre imigrantes e muitos deles relacionarem, por exemplo, o nível educacional mais baixo entre os estrangeiros com desempenho e motivação menores.


Ainda, o documento aponta um leve crescimento da imigração para a Alemanha nos últimos anos, bem como no número de recém-graduados estrangeiros: desde os anos 90 mais que triplicou a quantidade de formandos estrangeiros nas universidades alemãs. 

CEFET
CEFET