Hospital do Câncer ganha conselho internacional

O Hospital A.C. Camargo, conhecido como Hospital do Câncer de São Paulo, anunciou a formação de um comitê internacional de cientistas para a avaliação de suas pesquisas.

Em sua primeira visita ao hospital, os seis pesquisadores estrangeiros conheceram as instalações do centro médico, analisaram os projetos científicos e as condições de ensino e pesquisa do local.

 “Eles estão avaliando tudo, desde condições físicas, número de estudantes, orçamento, qualidade dos projetos. Então a gente espera ao final dessa reunião ter um balizamento de pessoas de sucesso, como cientistas, para nos mostrar exatamente se estamos no caminho certo”, destacou o diretor de pesquisa do Hospital A.C. Camargo, Fernando Soares.

O virologista alemão Harald zur Hausen, Prêmio Nobel em Medicina de 2008, integrante do grupo, declarou que "há pesquisas de qualidade, especialmente na área genômica. Mas, como em qualquer outro lugar, sempre é possível melhorar". “Todo esforço tem que ser feito para melhorar a situação aqui e globalmente. E no Hospital do Câncer nós temos uma excelente equipe contribuindo bastante”, disse.

Agora, a equipe internacional irá preparar um relatório com a análise e as possíveis recomendações ao principal centro oncológico da América Latina, que é responsável por 61% da produção científica da área no País e conta com 174 estudantes e 80% de seus 400 oncologistas para este fim.

 “É o momento de o Brasil investir em ciência e tecnologia e descobrir melhores maneiras de fazer as coisas. Não se inventa nada sem saber muito. Não adianta só exportar gado. É preciso exportar cabeças", afirmou António Amaral Coutinho, imunologista português porta-voz do grupo internacional de apoio.

A expectativa da instituição, que trata anualmente 15 mil novos casos de câncer, é que os pesquisadores retornem ao Brasil dentro de um ano, para verificar se as mudanças foram executadas e realizar uma nova avaliação.

 

 

Hospital A.C. Camargo/Divulgação
Hospital A.C. Camargo/Divulgação