HAOC alerta para prevenção do câncer de mama

No próximo sábado (19), quem passar pelo Parque do Ibirapuera, em São Paulo, terá a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer fatores importantes para prevenção do câncer de mama, que, só no Brasil, apresenta 50 mil novos casos por ano de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Por meio de atrações interativas, como as ‘mamas amigas’ – simuladores plásticos utilizados para demonstrar a detecção de nódulos pelo autoexame –, a equipe médica e assistencial do Instituto da Mulher do Hospital Alemão Oswaldo Cruz orientará quanto ao diagnóstico precoce, acompanhamento, tratamento da doença e reabilitação.

Outro destaque será a presença da Unidade Móvel de Mamografia, gerenciada pela Sustentabilidade Social do Hospital e composta por mamógrafo instalado em um caminhão. Com a Unidade, serão realizados 50 exames gratuitos, com critério por ordem de chegada, obedecendo à indicação médica e seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Compartilhar a expertise de nossa equipe com a população é uma forma de reforçar a educação para prevenção, que é algo prioritário para o Hospital”, afirma Mauro Borges, superintendente médico. Além do evento no Parque do Ibirapuera, acontecerá na instituição de saúde, em São Paulo, no dia 21 de outubro, uma palestra do Grupo Amigas da Mama, abordando temas como aspectos emocionais, sexualidade e relacionamento familiar no contexto da doença.

Outubro Rosa no Parque do Ibirapuera
Data: 19 de outubro de 2013 (sábado)
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Parque do Ibirapuera – Arena de Eventos (ao lado do Museu Afro, acesso pelos portões 3 e 10)

Palestra da Associação das Amigas da Mama
Data: 21 de outubro de 2013 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Rua Treze de Maio, 1815 – Auditório – Bloco E

CCommons/flickr/TipsTimes
CCommons/flickr/TipsTimes