Festival de Cinema de Berlim começa hoje

sxccinema2Para os cineastas e amantes da sétima arte, o início do ano reserva um tempo especial para apreciar importantes premiações do Cinema que acontecem ao redor do mundo. Entre elas, é impossível não mencionar a Berlinale – Festival de Cinema de Berlim, que inicia suas exibições hoje (9) e prossegue com sua programação até o dia 19 de fevereiro.  

Em sua 67ª edição, o evento tem neste ano a Europa como tema principal e promete debater temas políticos, como a recém-posse do Presidente Donald Trump. Liderado pelo holandês Paul Verhoeven, o júri também acomoda a atriz alemã Julia Jentsch, o artista islandês Olafur Eliasson, a atriz americana Maggie Gyllenhaal, o ator e diretor mexicano Diego Luna, a produtora tunisiana Dora Bouchoucha Fourati e o diretor e roteirista chinês Wang Quan’an.

Para a abertura, o festival apresentará ao público a obra “Django”, uma biografia musical do guitarrista de jazz Django Reinhardt, dirigida pelo francês Étienne Comar. Exibindo 24 filmes na mostra principal, o Brasil marca forte presença com 12 títulos nacionais, produzidos em várias regiões do País.

Concorrendo ao Urso de Ouro está o longa “Joaquim”, do pernambucano Marcelo Gomes. Produção Brasil e Portugal, o filme é inspirado na vida de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, figura importante para a independência brasileira. Além de retratar sua juventude na cidade de Ouro Preto (MG), o filme também expõe uma realidade nua e crua do Brasil Colonial.

Outras produções brasileiras concorrem nas mostras paralelas (Forum, Panorama e Retrospektive): “Rifle” (Devi Pretto), “Como nossos pais” (Laís Bodanzky), “No intenso agora” (João Moreira Salles), “Venus-Filó, a fadinha lésbica” (Sávio Leite), “Vazante” (Daniela Thomas) e “Pendular” (Julia Murat).

Confira aqui a programação completa da Berlinale. 

Foto: SXC