Europeus estão satisfeitos com suas vidas

Apesar da difícil situação econômica atual, os europeus mostraram-se satisfeitos, de modo geral, com suas vidas e otimistas quanto ao futuro. É o que indica um relatório da Comissão Europeia sobre a Situação Social de 2009, publicado no início de fevereiro pelo Eurobarômetro.


O grau de satisfação, no entanto, varia conforme o país. No geral, os habitantes da Europa do Norte e Ocidental sentem-se mais felizes e são mais otimistas quanto à sua vida do que os moradores de nações da Europa do Sul e Oriental.


Alemães


Na Alemanha os dados se encontram em um meio termo. Os alemães não consideram a situação pessoal e socioeconômica de seu país de forma extremista. Em uma escala de -10 a 10, Alemanha ficou com 3.9, com 45% das pessoas achando a situação igual há de cinco anos e 63% com uma expectativa de piora para os próximos 12 meses.


Altos e baixos


O nível mais elevado de satisfação pessoal foi registado na Dinamarca, que obteve 8 na escala. Logo em seguida estão a Suécia (6.5), os Países Baixos (6.4) e a Finlândia (5.9). A Bulgária surge no último lugar (com -1.9), junto à Hungria (-0.8), Grécia (-0.6) e Roménia (-0.2), onde seus cidadãos revelaram um elevado nível de insatisfação.


Contrastando com os elevados níveis de satisfação relativa ao bem-estar pessoal dos entrevistados, o enquete revelou um descontentamento generalizado em relação à economia, ao mercado de trabalho e ao custo de vida.


Amostra


Para formular a pesquisa, o Eurobarômetro entrevistou cerca de 27 mil pessoas de 30 países – os 27 países da União Europeia, mais a Croácia, a Turquia e a República da Macedônia.


A pesquisa foi realizada durante três semanas, nos meses de maio e junho de 2009, época em que a Europa tentava sair da pior recessão das últimas décadas. Os entrevistados tiveram de responder a perguntas sobre o seu bem-estar em relação à empregos, onde vivem e as finanças dos familiares e agregados.

Comissão Europeia/Divulgacao
Comissão Europeia/Divulgacao