Valor de mercado dos times decide a Eurocopa


 


Alemanha e Espanha já têm vaga garantida na final do Campeonato Europeu de Futebol, aponta uma análise do Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas (DIW, na sigla em alemão) em conjunto com a Universidade de Berlim (Freie Universität Berlin).


Tal afirmativa foi feita com base na avaliação do valor de mercado das equipes, critério empregado como indicador por pesquisadores de ambas as instituições para projetar o potencial desempenho dos times e, consequentemente, o resultado do campeonato.


No método de “valor de mercado”, o desempenho de um jogador determina o seu valor no mercado futebolístico. Da mesma forma, esse indicador é usado também para calcular o valor de uma equipe, somando-se o valor individual de cada um de seus jogadores. No entanto, para fazer projeções sobre o torneio, os pesquisadores também levam em consideração o equilíbrio interno de cada time. "Equipes como Portugal, por exemplo, cujo valor de mercado é significativamente influenciado pelo valor de um único jogador, no caso Cristiano Ronaldo, correm um maior risco de perder se o craque estiver lesionado ou suspenso", explicam os pesquisadores.


O prognóstico da fase preliminar, realizado antes do início do torneio, foi bem preciso e sustenta a confiabilidade do indicador. Somente a equipe da Grécia (valor de mercado estimado em € 84 milhões) surpreendeu saindo à frente da Rússia (€ 162 milhões).


Já na segunda fase, fazer previsões sobre o andamento do campeonato torna-se cada vez mais difícil e suscetível a interferências. "Por um lado, a diferença de valor de mercado das equipes restantes é bem menor, já que o desempenho delas é bem semelhante. Por outro lado, agora temos eliminações, ou seja, a derrota em uma partida significa a saída do torneio e não pode mais ser compensada em um próximo jogo", explicam os avaliadores.


Além disso, alguns fatores como o número de gols e erros da arbitragem, que dependem puramente de chances, são decisivos e têm grande importância no resultado dos jogos.


Apesar das incertezas do prognóstico, o palpite para a final da Eurocopa permanece: Alemanha contra a Espanha.

SXC
SXC