Tecnologias da Siemens no Mané Garrincha

A Siemens foi contratada para fornecer equipamentos e sistemas de automação para as áreas de segurança, construção e segurança do trabalho para o estádio Mané Garrincha, em Brasília, que irá sediar a abertura da Copa das Confederações no próximo sábado (15) e sete jogos da Copa do Mundo, em 2014.

De acordo com a empresa alemã, seus sistemas contribuirão para que o Mané Garrincha seja a primeira arena de esportes do mundo a receber a certificação de sustentabilidade LEED Platinum, um status alcançado apenas por edifícios que satisfazem os mais altos padrões ambientais. O software de automação predial da Siemens, instalado no estádio, controla o consumo, a medição e utilização de água e energia, o uso de ar condicionado e a integração dos sistemas de detecção de incêndio, alarme e sistemas de segurança.

“As tecnologias e soluções da Siemens estão instaladas em um dos estádios mais modernos do mundo. Participar da construção do Estádio Nacional Mané Garrincha de Brasília é motivo de grande orgulho para nós, uma vez que o projeto será um importante legado à Capital Federal do Brasil”, afirma Guilherme Mendonça, diretor do Setor de Infraestrutura e Cidades (IC) da Siemens no Brasil.

O acordo celebrado com o Consórcio Brasília 2014, que inclui as construtoras Andrade Gutierrez e Via Engenharia, prevê o fornecimento de mais de 400 câmeras de vigilância, 150 catracas para o controle de acesso em cerca de 6.000 pontos de controle e aproximadamente 6.000 pontos de detecção de incêndio.

Além das tecnologias de automação de construção, o projeto inclui sistemas de TI e som fornecidos juntamente com as demais empresas parceiras para o estádio que, com uma capacidade para 70.000 pessoas, é a segunda maior arena esportiva do Brasil. Essas tecnologias e soluções já estão presentes em instalações desportivas da Europa, como a Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.

Marcello Casal Jr./ABr
Marcello Casal Jr./ABr