Tecnologia SAP analisa tenistas femininas


A SAP e a Associação de Tênis Feminino (WTA) anunciam um novo aplicativo móvel baseado na plataforma de processamento de dados em tempo real (SAP HANA). O WTA Coaching APP coleta dados em tempo real, possibilitando a análise do desempenho das tenistas durante as partidas.


Segundo a companhia, a ferramenta já está sendo utilizada nesta temporada por atletas e treinadores depois do jogo para se prepararem para partidas futuras e, logo, estará disponível para uso da WTA para que as tenistas possam solicitar a ajuda do treinador em quadra durante os jogos da temporada WTA de 2015.


A CEO e presidente da WTA, Stacey Allaster, acredita que a tecnologia tem um papel importante na modernização do esporte, oferecendo mais aos torcedores, sem alterar a integridade do jogo. “O tênis é um esporte orientado por dados e, portanto, informação significa poder. Muitas das nossas partidas, em geral, são decididas por apenas alguns pontos, e qualquer vantagem que as jogadoras e os treinadores possam ter a partir da análise de tendências e dados é importante no momento do jogo. Essa tecnologia estabelece um novo padrão para o tênis feminino, e estamos animados para trabalhar com a SAP e promover inovações no nosso esporte com recursos avançados que aprimoram o desempenho das atletas e a experiência dos que acompanham esse esporte”.


Atualmente, as tenistas da WTA e seus treinadores recebem da SAP, após os jogos, a análise ponto a ponto que lhes permitem visualizar variações técnicas das atletas durante uma partida, ajudando a avaliar seus desempenhos. Ao longo da temporada WTA de 2014, especialistas da companhia trabalharam estreitamente com jogadoras e treinadores para identificar quais informações seriam essenciais para criar uma ferramenta poderosa de análise. Como resultado dessa abordagem de coinovação, a SAP desenvolveu uma aplicação simples e abrangente para tenistas e treinadores acessarem em tempo real dados importantes, como a direção dos saques e a colocação das tenistas durante as jogadas de ataque.


Além dessa ferramenta, a SAP desenvolveu o aplicativo móvel oficial WTA Finals para oferecer aos amantes do tênis ao redor do mundo acesso a conteúdo exclusivo, notícias, replays virtuais, pesquisas com torcedores, estatísticas, perfis das tenistas e fotos, junto com informações de bilheteria e torneios.


Para assistir o vídeo sobre as tecnologias, clique aqui

CC/ Flickr/ Bill David Brooks
CC/ Flickr/ Bill David Brooks