SP: Volkswagen realiza Mundial de Futebol de Rua


A alemã Volkswagen promove o campeonato “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, Mundial de Futebol de Rua no Brasil, que reúne, entre 1º e 12 de julho de 2014, times de ao menos 20 países para atuar na modalidade, que promove a cultura de paz e a cidadania.


O campeonato é realizado na cidade de São Paulo, com a participação de times de países como África do Sul, Argentina, Colômbia e Alemanha, além do Brasil. O “Futebol de Rua” faz parte do programa “A Chance to Play”, realizado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com apoio da montadora.

“A realização do Mundial de Futebol de Rua no Brasil é uma grande oportunidade para que jovens com culturas e experiências de vida diferentes possam se encontrar para promover a paz, usando a linguagem universal do futebol”, afirma afirma Tuto Wehrle, coordenador do campeonato e da ONG terre des hommes – Alemanha.
 


A ação acontece em duas etapas: na primeira fase, classificatória, ocorre em diversas unidades do complexo educacional, esportivo e cultural CEUs (Centro Educacional Unificado), em bairros da periferia da cidade, e em uma arena no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Na segunda fase, os times disputam em sistema eliminatório, no Largo da Batata, até chegar à final, que ocorrerá no dia 12 de julho, na região central de São Paulo, na Avenida Ipiranga.


O campeonato conta com apoio da Prefeitura de São Paulo e é realizado pela instituição Futebol e Desenvolvimento (também conhecida como FuDe), a ONG Ação Educativa e pelo Movimiento de Futbol Callejeiro.


No evento, o público também terá a oportunidade de conhecer melhor a metodologia sociopedagógica do “Futebol de Rua”, que utiliza o esporte como ferramenta educativa e de promoção de uma cultura de paz. Por meio do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, a instituição Futebol e Desenvolvimento e a ONG Ação Educativa estão multiplicando a metodologia do “Futebol de Rua” em áreas próximas às quatro fábricas da Volkswagen do Brasil: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP – unidade de motores) e São José dos Pinhais (PR).


Para mais informações, acesse: www.mundialfutebolderua.org

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen