Solução da Bayer beneficia atletas


Muitos jogadores usam um tipo especial de roupa de baixo com função de compressão que atua como se fosse uma segunda pele do corpo: a Techfit Powerweb, feita com tecnologias da alemã Bayer.


Segundo a empresa, a roupa de baixo precisa ser leve, confortável e oferecer muita liberdade de movimento. Além disso, os jogadores precisam de roupas respiráveis e à prova de intempéries para evitar o suor no clima tropical do Brasil. Porém, as exigências de hoje vão bem além disso: atletas profissionais e amadores precisam de roupas funcionais que auxiliem o movimento.


O truque são as fitas elásticas incorporadas nas vestimentas que têm um revestimento especial à base de matérias-primas Impranil da Bayer, que proporcionam melhor postura aos atletas e evitam fadiga prematura. Quando as fitas são esticadas, o material temporariamente armazena a energia, devolvendo-a ao atleta quando o movimento é retomado, ampliando a resistência e a força. Ao mesmo tempo, a compressão ajuda a evitar a vibração muscular indesejada que pode influenciar a performance.


As dispersões de poliuretano Impranil são exclusivamente à prova de água e não contêm cossolventes, afirma a empresa alemã. Os revestimentos têxteis formulados com esse produto podem ser processados com desperdício significativamente menor do que na produção convencional. Os revestimentos retêm suas excelentes propriedades, mesmo após lavagem e secagem em máquina.


Isso se mostra especificamente visível na capacidade das fitas revestidas de retornarem à sua forma original após serem esticadas. Essa alta resiliência foi comprovada de forma expressiva em testes de esforço-fadiga. 

Divulgação Bayer
Divulgação Bayer