SAP e Panasonic se juntam no esporte


A SAP anuncia a intenção de promover uma iniciativa de coinovação com a Panasonic na área de análise de dados baseados em vídeos. As duas empresas trabalharão juntas para integrar o software de vídeo da Panasonic à solução de análise de desempenho de atletas, SAP Match Insights, aplicação desenvolvida em conjunto com a Associação de Futebol Alemão (DFB) para a Copa do Mundo de 2014 e que está sendo preparada pela SAP para ser lançada comercialmente em breve.


A Panasonic deverá fornecer dados sobre posicionamento dos jogadores e da bola a partir de um software de análise de vídeos para que a SAP os avalie durante a partida. A câmera de alta definição (HD) que a Panasonic desenvolveu consiste em quatro unidades ligadas a um equipamento, com integração em tempo real, que criam um vídeo panorâmico na proporção (64:9), quatro vezes maior do que a convencional. Essa configuração permite a captura de movimentações em todo o campo simultaneamente.


Esse tipo de câmera “ultra grande angular” fica normalmente suspensa no teto ou integrada à estrutura da cobertura do estádio. As imagens captadas são enviadas para um software da Panasonic e o arquivo contendo dados brutos é transferido para a plataforma SAP HANA, que vai dissecá-los em 30 posições por segundo para permitir a análise precisa em tempo real dos jogadores e do movimento da bola.


Para o executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin América, Daniel Duarte, essa iniciativa poderá proporcionar grandes benefícios aos clientes. “O projeto com a Panasonic tem muito potencial, pois a combinação da câmera em alta definição com a tecnologia de processamento de dados em tempo real, SAP HANA, tornará a experiência da análise ainda mais ágil e completa”, diz Duarte.


A tecnologia de análise de informações baseada em vídeos em combinação com a plataforma SAP HANA é uma alternativa promissora aos métodos para captura de dados mais comuns que usam sensores nas caneleiras do jogador ou na bola. Isso porque o regulamento não permite o uso desse tipo de equipamento.


A SAP desenvolve tecnologia analítica para os segmentos de esportes e entretenimento há dois anos, oferecendo soluções inovadoras que ajudam equipes e campeonatos a elevar o nível de desempenho, maximizar os fluxos de receita e aprimorar a experiência dos torcedores. A empresa está trabalhando em conjunto com diversas associações desportivas de diferentes modalidades, como vela, golfe, Fórmula 1, críquete, futebol americano, beisebol, tênis, basquete e futebol. Especialmente no futebol, a SAP tem gerado muito interesse em torno da análise de indicadores de desempenho de times e jogadores.


No Brasil, a SAP recentemente fechou uma parceria com o time do Grêmio, que será o primeiro da América Latina a adotar uma aplicação para análise de dados – em tempo real – com o objetivo de melhorar o acompanhamento e a performance dos jogadores.

SXC
SXC