Paul Breitner lança torneio do Bayern no Brasil

Paul Breitner, herói da conquista da Copa do Mundo de futebol de 1974 pela Alemanha, acompanhou nesta segunda (26) o lançamento da primeira edição da FC Bayern Youth Cup no Brasil. O torneio, organizado pelo time bávaro, tem o objetivo de promover o esporte entre os jovens e buscar novos talentos ao redor do mundo.

O ídolo alemão e também ex-jogador do Bayern de Munique esteve no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, onde foi realizada a abertura da FC Bayern Youth Cup Brazil. Breitner é embaixador do evento, assim como o capitão do tri brasileiro, Carlos Alberto Torres, que enviou uma mensagem em vídeo para os presentes no lançamento. Em coletiva de imprensa, Breitner conversou com jornalistas a respeito do futebol atual, expectativas para as seleções brasileira e alemã na próxima Copa, além dos novos craques do mundo da bola.

Sobre a seleção canarinho, ele foi enfático e reafirmou o que já havia dito em sua última passagem pelo Brasil: não está preparada para disputar o mundial da FIFA de 2014, em sua própria casa. “O futebol brasileiro perdeu o rumo. Mira-se na Argentina, enquanto deveria seguir o exemplo de excelência do futebol europeu. Aposto na Espanha como favorita para a próxima Copa”, afirma. Até Neymar entrou na mira do alemão. Segundo Breitner, a estrela do Santos e da Seleção só se firmará como um grande craque mundial quando experimentar o futebol europeu.

Na manhã desta terça-feira (27), o embaixador alemão da FC Bayern Youth Cup participou ainda de um talk-show com associados e convidados da Câmara Brasil-Alemanha. Em uma conversa descontraída, entre vídeos históricos e reportagens, Paul Breitner falou sobre futebol, seus bastidores, o Bayern de Munique, a Copa de 2014 e sua visita ao Brasil.

O torneio

A iniciativa do Bayern de Munique em promover o FC Bayern Youth Cup no Brasil tem o apoio da Câmara Brasil-Alemanha, realizadora do evento no País. A competição se dá em duas fases, sendo uma nacional e outra internacional. A faixa etária dos participantes é de 14 a 16 anos.

Na fase nacional, em curso nos oito países participantes (Brasil, Alemanha, Áustria, Itália, Índia, China, Turquia e Japão), acontece a seleção de uma equipe para representar cada nação no confronto internacional, em julho de 2013, na Allianz Arena, em Munique. O Brasil está realizando seletivas em cinco colégios das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A primeira seletiva, realizada na segunda-feira (26), foi entre alunos do próprio Colégio Visconde de Porto Seguro. Paul Breitner observou os jogos, que duraram de14h30 às 18h e ajudou a identificar os melhores jogadores para compor o time da escola, que disputará o quadrangular final nacional ano que vem, entre maio e junho. As datas das seletivas nas outras escolas ainda não foram definidas, mas devem ser marcadas entre fevereiro e abril, também com a presença de Breitner.

O campeonato tem o patrocínio da Allianz Seguros e da Audi, além de apoio do Colégio Visconde de Porto Seguro, que sediará também as finais da FC Bayern Youth Cup Brazil.

Luiz Machado / Câmara Brasil-Alemanha
Luiz Machado / Câmara Brasil-Alemanha