Federação de Engenheiros acompanhará obras da Copa


O Ministério do Esporte e a Federação Nacional dos Engenheiros anunciaram um acordo de cooperação para aperfeiçoar o acompanhamento das obras da Copa do Mundo de 2014, durante encontro entre o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e Murilo Celso Pinheiro, presidente da entidade.



Além das obras públicas nos estádios, o termo envolverá ajustes e obras em portos, aeroportos e auxílio em iniciativas para a mobilidade urbana. Assim, a Federação Nacional dos Engenheiros passará a colaborar efetivamente com os esforços voltados aos preparativos dos jogos de 2014.  "Esse jogos têm impactos multidisciplinares na vida dos países que os acolhem do ponto de vista da engenharia em todas as suas áreas e essas estão ligadas à federação", pontuou o ministro Aldo Rebelo.



Segundo declarações das autoridades, o convênio será assinado no início do ano que vem, e as duas entidades também pretendem realizar seminários contemplando a importância dos eventos esportivos para a engenharia nacional.



A previsão é que o primeiro congresso ocorra ainda no primeiro trimestre de 2012, e discuta a relevância da Copa, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 para o desenvolvimento do Brasil. “Nossa preocupação é ajudar para que o País receba o legado com os investimentos importantes públicos, que estão sendo feitos na Copa”, afirmou Murilo Celso Pinheiro.



Obras



Sobre o andamento das obras, o ministro Aldo Rebelo ressaltou que os dois principais esforços do governo para realizar um grande evento são a construção e manutenção dos estádios, e a melhoria de infraestrutura e mobilidade urbana, “com financiamentos para que as cidades melhorem o transporte público, não só para a Copa, mas para a vida dos cidadãos”.



 

Divulgação/Federação Nacional dos Engenheiros
Divulgação/Federação Nacional dos Engenheiros