Dunlop e BASF melhoram o desempenho das raquetes de tênis

Os tenistas de hoje tendem a jogar com mais giros e, assim, batem na bola com a parte de cima da raquete e não com o centro. A desvantagem é que eles impõem mais força no movimento para dar mais potência e giro. Esse detalhe técnico gera uma carga extra no braço do jogador e pode resultar em lesão. Observando essa tendência, a equipe de pesquisa da Dunlop empregou uma inovação para solucionar o problema: a Sonic Core feita com o Infinergy, da BASF.

Projetada para o tenista que busca desempenho com maior amortecimento, alto rebote, velocidade e baixo peso, a Sonic Core possui design intuitivo e aplica princípios tecnológicos sem precedentes na indústria. O Infinergy é o primeiro poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) que define padrões em amortecimento, rebote e desempenho. Localizada na parte superior da raquete (como em um relógio, a área que corresponde entre dez e duas horas na raquete), a Sonic Core feita com Infinergy cria um material de alto desempenho e, ainda assim, confortável.
Os testes do material da Dunlop destacam um aumento de 46% na altura de rebote em comparação ao material Sonic Core original, resultando em uma saída de bola da raquete 2% mais rápida. Além das propriedades superiores de rebote, o material Infinergy também tem propriedades impressionantes de amortecimento e reduz as vibrações em até 37%, em comparação a uma raquete padrão de fibra de carbono.

A tecnologia Sonic Core pode ser encontrada na série CX de raquete de próxima geração. O material revolucionário também é usado na tecnologia Power Flex para raquetes de padel.

“A Série CX é nosso principal lançamento de raquete para 2019 e foi projetada tendo em mente as necessidades dos jogadores”, afirma Kiyoshi Ikawa, chefe de planejamento e promoção de produto do Sumitomo Rubber Group, dono da marca Dunlop. “Estamos dedicados a oferecer produtos com a maior qualidade disponível e a Série CX apresenta a tecnologia mais avançada. A nova série tem opções para jogadores de todas as idades e habilidades, oferecendo a eles maior potência, controle e giro, além de um maior ponto ideal, para ajudá-los a aumentar sua habilidade e alimentar seu amor e paixão pelo tênis”, acrescenta.

“O Infinergy é projetado não só para calçados, mas também para equipamentos esportivos como a raquete de tênis da Dunlop que oferece aos jogadores uma vantagem na quadra”, explica o Jens Peter Dierssen, chefe do Global Business Management Infinergy da BASF. “Quando trabalhamos com a Dunlop para projetar as novas raquetes CX, nosso objetivo era aumentar a durabilidade, o amortecimento e a velocidade com um agressivo avanço no desempenho, que define uma nova referência para a indústria”.

A Série CX é endossada pelos jogadores da Equipe de Tour da Dunlop, inclusive Kevin Anderson, várias vezes finalista do Grand Slam, que usará as raquetes na temporada de 2019.

Foto: Divulgação BASF