Brazuca utiliza material da Bayer MaterialScience


Brazuca é o nome certo para a nova bola oficial que rolará nos campos nas partidas da Copa do Mundo no Brasil. A nova e colorida bola, desenvolvida pela Adidas, utiliza matérias-primas da Bayer MaterialScience que oferecem um formato preciso, alta qualidade e excelentes propriedades.

De acordo com a Bayer, a cobertura da bola é feita de cinco camadas de poliuretano que contêm matérias-primas químicas da empresa. Essas camadas são a razão, por exemplo, de a bola retomar à forma original após um chute. Além disso, tornam a superfície durável e elástica.


Mais de 600 jogadores profissionais testaram intensivamente a Brazuca. Todos ficaram satisfeitos com o resultado: o bom encaixe nas mãos dos goleiros e, ainda, mais estabilidade e maior aerodinâmica para os jogadores. A atual superfície também inclui seis painéis, absolutamente simétricos (no passado, eram utilizados 12, 16 ou até mesmo 32 painéis), o que torna a bola mais durável.

Segunda a empresa, a bola pode ainda ser utilizada em qualquer clima, pois é praticamente à prova de água. Os painéis individuais da cobertura colorida são unidos em um processo especial e o adesivo é baseado em uma blenda de poliuretano da Bayer MaterialScience misturada a água em vez de solvente, como solução ambientalmente amigável.

A empresa possui ampla experiência no desenvolvimento de materiais para bolas de futebol, em uma longa parceria com a Adidas. As duas companhias alemãs uniram forças pela última vez há dois anos para criar a “Tango 12”, a bola do Campeonato Europeu. 

Divulgação Adidas
Divulgação Adidas