Bola da Eurocopa tem tecnologia de última geração


Juntamente com as 16 seleções participantes da Eurocopa, entrou em campo no campeonato iniciado no último dia 8 uma nova bola, a "Tango 12".



Resultado da parceria entre a Adidas e a Bayer MaterialScience, que há mais de 25 anos trabalham em colaboração, sua principal característica é a tecnologia de última geração. Segundo informações da Bayer, a textura superficial da Tango 12 é similar a uma sarja e sua estrutura exterior é formada por cinco camadas de poliuretanos da linha Impranil da companhia alemã.



"Essas camadas proporcionam um ótimo contato com o pé do jogador e garantem um controle muito bom da bola em todas as condições meteorológicas", afirma Thomas Michaelis, responsável pelo desenvolvimento da nova bola na Bayer MaterialScience. O poliuretano é um dos principais produtos da Bayer e em 2012 completa 75 anos de história.



Há ainda uma camada de espuma sintática adicional, de cerca de um milímetro de espessura, que tem milhões de microcélulas cheias de gás. Com isso, a bola recupera rapidamente a sua forma esférica depois de ser chutada, garantindo o movimento ideal durante as partidas.



Também é utilizado na Tango 12 uma dispersão poliuretânica da linha de produtos Dispercoll U da Bayer MaterialScinece, o que, de acordo com a empresa, torna a bola praticamente impermeável. Mesmo sob chuva pesada, seu peso não aumenta mais que 0,1%, assegurando melhor controle pelos jogadores.



O desenho da Tango 12 tem design clássico preto e branco e detalhes nas cores das nações anfitriãs da Eurocopa 2012 – vermelho e branco da Polônia e amarelo e azul da Ucrânia. Um símbolo também recorda as principais características do futebol – a unidade, o espírito de luta e a paixão. Outra imagem é dedicada à arte ornamental de corte de papel – uma tradição em áreas rurais de ambos os países que recebem os jogos durante o torneio.

Divulgação Bayer
Divulgação Bayer