adidas Brazuca é nome da bola oficial da Copa de 2014


A FIFA (Federação Internacional de Futebol), o Comitê Organizador Local e a adidas revelaram neste domingo (02) o nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014: adidas Brazuca. A denominação foi eleita em uma votação que teve a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, na ela qual atingiu 70% dos votos do público. Essa foi a primeira vez que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo.



Em comunicado publicado em seu site, a FIFA afirma que a adidas, fornecedora da bola oficial da Copa do Mundo de Futebol desde 1970, inspirou-se em elementos da cultura brasileira para desenvolver uma lista com três alternativas de nomes para a bola: Brazuca, Bossa Nova e Carnavalesca.



Ainda segundo o texto, Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do País, e simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.



“Estou muito feliz com a participação direta dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento”, declarou o secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke. “Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo da FIFA, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México”, completou.



A Brazuca está sendo desenvolvida e testada em todo o mundo por vários clubes e federações, e seu lançamento oficial se dará em dezembro de 2013.

Divulgação adidas
Divulgação adidas