Adidas anuncia projeto de chuteira reciclável


A adidas anunciou nessa semana um projeto que deve revolucionar a vida útil de equipamentos esportivos, evitando ao máximo o desperdício. Ao invés de jogar suas chuteiras no lixo, consumidores e atletas serão convidados a reinventar e reciclar seus produtos constantemente, graças a um material 3D inesgotável, ainda em estudo pela marca.


A ideia é que o material seja reaproveitado em um outro produto dessa linha, tornando o processo de troca das chuteiras mais sustentável e levando ao consumidor liberdade de personalização.


O projeto, batizado de Sport Infinity, prevê a criação de um material inovador, a ser lançado dentro dos próximos três anos, que transformará torcedores em designers de produtos. Assim, uma chuteira poderá ser reciclada e reestilizada quantas vezes o consumidor desejar sem se preocupar com desperdício. Para se manter atualizado com as últimas tendências ou modificar o que é necessário para melhorar o desempenho em campo, o fã de futebol nunca mais usará chuteiras velhas novamente.


“Estou feliz de ver a adidas trabalhando para garantir que suas chuteiras, incluindo as minhas, sejam feitas de uma forma sustentável. Para mim, esse é o futuro do futebol”, diz Leo Messi, quatro vezes vencedor da Bola de Ouro.


Sport Infinity é um projeto de pesquisa liderado pela adidas e fundado pela Comissão Europeia?. A iniciativa reunirá cientistas e especialistas acadêmicos, com o objetivo de combinar produtos esportivos com acesso a materiais de outras indústrias, de forma que as chuteiras de futebol do futuro possam conter desde carbono usado na fabricação de aeronaves até fibras de chuteiras vencedoras da Copa do Mundo.


“Esse é um projeto vencedor para o torcedor. Nos próximos três anos, a adidas vai acabar com os dias de jogar chuteiras fora. Em vez disso, cada par de chuteiras não será apenas reciclado, mas reinventado de acordo com as especificações mais pessoais do consumidor”, afirma Gerd Manz, Vice-Presidente de Technology Innovation da adidas.


“Seguindo o anúncio do SPPEDFACTORY e nossa parceria com Parley for the Oceans?, Sport Infinity é o próximo passo em nosso compromisso com inovação e sustentabilidade. Esse projeto fechará o ciclo de sustentabilidade, criando produtos de alta performance que podem ser reciclados”, finaliza Glenn Bennett, Executive Board Member Global Operations do Grupo adidas.


A adidas e a Comissão Europeia iniciaram o projeto em junho de 2015, em parceria com outros nove especialistas líderes da indústria: BASF SE, KISKA GmbH, FILL Gesellschaft m.b.H., Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), OECHSLER AG, University of Leeds, Centre for Technical Textiles (CTT), Association CETI (Centre Européen des Textiles Innovants), Hypercliq E.E, SportsMethod Ltd.


 

Divulgação Adidas
Divulgação Adidas