Entidades realizam ações em comemoração à Reunificação Alemã

berlim_portal_brandemburgo_sxcEm 2016 comemora-se 26 anos da Reunificação Alemã. E para celebrar esse momento histórico, o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo e diversas entidades, associações e instituições alemãs paulistas se reuniram, pela primeira vez, para realizar as Jornadas Alemãs: uma semana com diversas ações, abertas ao público, para aprofundar ainda mais as relações teuto-brasileiras. As atividades começaram ontem (3) e seguem até o domingo (9).

“A reunificação é um marco histórico mundial. Todos os alemães ficam muito felizes em poder comemorar esse momento. Queremos celebrar esta conquista e a nossa cultura. Poder fazer isso junto aos brasileiros é muito bom, visto que são tão receptivos aos estrangeiros. As Jornadas Alemãs são mais uma forma de nos aproximarmos”, conta o Sr. Axel Zeidler, Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo.

Programação

Dia 04.10 (terça-feira)

18h às 19h30 – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Prédio das Ciências Sociais, Sala 14 – Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Butantã, São Paulo, SP

  • Evento de informação para alunos sobre oportunidades de estudo e pesquisa nas ciências sociais (sociologia/ciência política) na Alemanha. Apresentações de Anna Barkhausen (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD), Peter Graeff (Sociologia, Universität Kiel) e Brigitte Weiffen (Ciência Política/Cátedra Martius-USP). (entrada franca)

Dia 05.10 (quarta-feira)

18h30 às 21h – Fundação Friedrich Ebert no Brasil (FES)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – Rua Gen. Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo, SP

  • 2º encontro do Ciclo de Debates sobre Democracia Representativa. O 2º encontro terá por tema-título “Intocáveis: as mídias como ator político”, que acontecerá no dia 5 de outubro e contará com exposições de Thomas Meyer e de Luís Nassif. É necessário confirmar presença, até o dia 30 de setembro, por este site: https://goo.gl/forms/iWl7ekNFFQQBiwDV2. (entrada franca)

Dia 06.10 (quinta-feira)

9h às 18h – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e Darmstadt University of Technology

Teatro UNIMEP – Campus Taquaral, Rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba, SP

Dia 07.10 (sexta-feira)

10h às 18h – Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)

Rua Verbo Divino, 1.488, bloco D, térreo, Chácara Santo Antonio, São Paulo, SP

  • Dia de Portas Abertas – Informações sobre possibilidades de estudo e pesquisa na Alemanha e apresentação das atividades realizadas pela instituição. (entrada franca)
  • Apresentação do projeto SenseBoxes, iniciativa que distribuirá em escolas e instituições alemãs de São Paulo dispositivos capazes de medir e reunir dados ambientais como barulho, poluição do ar, radiação ultravioleta e intensidade da iluminação. Esses medidores foram desenvolvidos por geo-informáticos da Universidade de Münster com apoio do Ministério para Formação e Pesquisa (BMBF) e terão os resultados das medições feitas pelas instituições divulgados em novembro no Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência Pesquisa e Inovação, evento realizado pelo DWIH-SP. (entrada franca)
  • Exposição sobre NanoArt, um projeto realizado em colaboração com a Universität Duisburg-Essen. (entrada franca)
  • Palestra sobre nanotecnologia, proferida pelo Prof. Dr. Christiano Luis Pinto de Oliveira, USP – Departamento de Física Experimental. (entrada franca)

21h – Goethe-Institut

  1. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo, SP
  • Mozart Piano Quartet.  Fundado em 2000, por quatro solistas de carreira internacional (Paul Rivinius, piano; Mark Gothoni, violino; Hartmut Rohde, viola; Peter Hörr, violoncello), o grupo alemão, além de presença freqüente em festivais (em 2011, participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão), é também aplaudido em salas de concerto do mundo inteiro. É necessária inscrição através do e-mail cultura@saopaulo.goethe.org. (entrada franca)

Dia 08.10 (sábado)

17h30 às 21h – Goethe-Institut

  1. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo, SP
  • Dia de Portas Abertas, a programação inclui Karaokê, sorteios, aulas experimentais, palestras, contação de histórias, comidas típicas e cerveja.  (entrada franca)
  • Laura Burzywoda e Luiz Baltar apresentam o livro “Rio de Janeiro: Cidade em Jogo”. As fotografias mostram momentos impressionantes das disputas atuais por moradias, de repressão e participação no desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. Mais sobre o assunto: http://rosaluxspba.org/rio-de-janeiro-cidade-em-jogo/. (entrada franca)

10h às 15h – MACS Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro, Sorocaba, SP

  • Abertura da exposição “Existenzielle Korrespondenzen”. Os artistas de Frankfurt/Main Elizabeth Dorario, Margaret Kollmer, Corinna Krebber, Carolin Kropff, malatsion, Max Pauer, Albrecht Wild criaram uma dinâmica coletiva na confluência de seus diferentes modos de expressão. Da mesma forma, os trabalhos individuais se entrelaçam, e também com o lugar, com elementos da cultura e da natureza brasileira. Mais informações pelo site http://macs.org.br. (entrada franca)

Dia 09.10 (domingo)

15h às 19h – Festa de encerramento #Breakingthewall #LikeaGerman

  1. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 47 – Pinheiros, São Paulo, SP
  • Programação intensa com o DJ alemão Sebastian Fuchs, concurso de fotos com a hashtag #Breakingthewall #likeagerman, distribuição de prêmios e souvenirs alemães do Ministério das Relações Exteriores, exposição de fotos de Berlim, comida típica e cerveja alemã. (entrada franca)

Foto: SXC