Empresa faz alerta para brinquedos falsificados


Às vésperas do Dia das Crianças crescem as vendas de brinquedos no setor varejista. Todo brinquedo comercializado no Brasil, seja nacional ou importado, tem que estar, obrigatoriamente, certificado, a fim de não oferecer riscos à saúde e à segurança das crianças.


Essa garantia é válida para brinquedos originais, mas há casos de brinquedos falsificados, cópias ou mesmo importados irregularmente, principalmente vendidos em mercados informais, que podem estar fora do controle de qualidade exigido pelo INMETRO. Nesse sentido, os pais devem estar atentos e propensos a adquirir somente brinquedos que possuam o selo de certificação – em que se ostenta a marca do INMETRO e do Organismo Certificador –, em lojas legais e, preferencialmente, com tradição de vendas desses itens. A recomendação é da TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos.


A empresa é um dos Órgãos Certificadores de Produtos (OCP) acreditados pelo INMETRO para esse serviço, que engloba diversos testes para saber se as peças estão em conformidade com a legislação, como o de impacto, tração, químico, de ruído e de inflamabilidade do brinquedo.


Desta forma, é possível verificar se o brinquedo está adequado e não oferece riscos às crianças. Os problemas mais comuns são: presença de pequenas partes, de pontas agudas, bordas cortantes e de metais pesados, bem como de materiais de alta combustão e de ruídos acima do permitido, entre outras características.


“É muito importante ter a certeza que o brinquedo possui o selo de certificação compulsório, pois isso é uma garantia de que o produto não oferece riscos aos pequenos. Nossa recomendação é para os pais adquirirem brinquedos com embalagens intactas, de acordo com a faixa etária da criança, e que eles leiam as instruções e retirem o produto da embalagem para as crianças brincarem”, observa a gerente de Certificação de Puericulturas, Maria Lucia Hayashi.


Além dos ensaios, que avaliam tecnicamente os brinquedos, a certificação engloba auditoria de especialistas qualificados nas fábricas, a fim de se verificar as linhas de produção e avaliar o sistema de gestão do fabricante.


Esse programa de avaliação de conformidade se aplica aos brinquedos para crianças de até 14 anos. Adicionalmente aos benefícios aos usuários dos produtos, a certificação agrega valor à imagem do fabricante, pois reforça a confiança do consumidor em determinada marca, favorecendo o crescimento de participação de mercado da empresa.

CC/ Flickr/ Brickset
CC/ Flickr/ Brickset