Dresden entrega Prêmio a Gorbachev

O ex líder soviético Mikhail Gorbachev recebeu esta semana o primeiro Prêmio Dresden. Concedido pela Sociedade Friends of Dresden Germany, a distinção é oferecida a pessoas que trabalham para resolver conflitos e situações de violência.


“Os problemas do mundo só podem ser resolvidos por meio do diálogo. Nós provamos que isso era possível”, defendeu o líder. Emocionado pediu mais esforços para alcançar uma resolução pacífica para os conflitos atuais. Gorbachev já recebeu o Nobel da Paz em 1990 e foi homenageado por sua reforma política que levou à transição pacífica e democrática na Alemanha e Europa Orientais no final dos anos 1980 e início dos 90.


A cerimônia, que contou com a presença do ex-Ministro alemão Hans Dietrich Genscher, que estava no cargo quando Gorbachev introduziu sua política da perestroika (reestruturação) em 1987, marcou o 65º aniversário do devastador bombardeamento aliado em Dresden em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Além de homenagear as vítimas, a ocasião pretendeu centrar-se sobre as questões mais amplas da guerra e da paz.

Divulgação
Divulgação