Diminui número de mortes nas estradas alemãs

No início desse ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito, projeto ambicioso que visa à diminuição das mortes por acidente de carro em todo o mundo, de 2011 a 2020. Para isso, a organização propôs metas de diminuição dos acidentes específicas para cada país.


Na Alemanha, essas ocorrências já vêm sendo reduzidas e tiveram uma queda de 45% nos últimos 9 anos. A redução nas mortes, no entanto, não foi acompanhada por um menor número de acidentes de carro, de acordo com um estudo do Instituto Econômico Alemão de Colônia (IWKoeln, sigla em alemão). Isso ocorre porque as empresas de carros alemãs estão desenvolvendo melhores tecnologias de segurança, como freios ABS, airbags e novas proteções de para-choques, segundo a instituição de pesquisa. Assim, acidentes que antes seriam fatais, hoje podem resultar em baixos danos pessoais.


Além disso, desde 1970 acontece uma melhora significativa na segurança do trânsito alemão devido ao avanço da legislação. Há leis de 1973 e 1998 que diminuem os limites de velocidade e o uso do cinto de segurança é obrigatório desde 1984. Atualmente, a maioria dos acidentes que acabam em morte no país são causados por erros do motorista e má visibilidade nas estradas.

SXC
SXC