DHL investe em infraestrutura na América Latina

A DHL, empresa alemã de logística, doou US$ 250.000 para a ONG TECHO, recurso destinado à construção de 100 lares para famílias que vivem em áreas afetadas pela pobreza na América Latina e no Caribe.

De acordo com a empresa, a parceria teve início em 2010, seguindo a implementação da Equipe de Resposta a Desastres (DRT, na sigla em inglês) durante uma enchente em El Salvador (2009). Os funcionários da empresa atuaram como voluntários na construção de casas provisórias para famílias que perderam seus bens no desastre natural.

Nos anos seguintes, cada vez mais empregados da DHL de todas as unidades da empresa em 19 países se envolveram no projeto, aumentando o número de voluntários para 2.000, que dedicavam mais de 30.000 horas de seu tempo. Eles ajudaram a construir 400 casas de emergência, iniciaram campanhas de arrecadação e ofereceram apoio para o transporte de materiais.

No centro do programa chamado GoHelp está a parceria com a gestão estratégica de desastres das Nações Unidas. Segundo a empresa, quando é solicitado, os especialistas em logística da empresa oferecem apoio pro bono para as ajudas globais nos aeroportos afetados. Além disso, a companhia firmou uma aliança com o Programa de Desenvolvimento da ONU (UNDP, na sigla em inglês) e conduz o GARD – Get Airports ready for Disaster (Prepare os Aeroportos para os desastres, em tradução livre), treinamento preventivo que prepara os estabelecimentos para um contratempo.

A emergência habitacional é apenas uma parte do trabalho da TECHO. Ao construir casas simples em favelas, a organização visa oferecer às famílias a oportunidade de melhorar a qualidade de vida. Além disso, é uma oportunidade para a TECHO de iniciar um trabalho mais abrangente com as comunidades. A TECHO é uma das ONGs parceiras dos trabalhos da DHL como parte do programa GoHelp.

Divulgação DHL
Divulgação DHL