Dependência de álcool afeta mulheres na Alemanha

O Ministério Federal da Saúde da Alemanha divulgou, nesta terça-feira (5), durante a reunião anual do Comitê Antidrogas do governo, que 37 mil mulheres são dependentes de álcool no país.


De acordo com o Comitê, uma em cada cinco alemãs em idade entre 40 e 59 anos abusa de bebidas alcoólicas. A situação das adolescentes é ainda mais preocupante. Em 2008, 2,4 mil meninas de 10 a 15 anos foram internadas devido à intoxicação alcoólica, embora o consumo de álcool nessa faixa etária seja proibido na Alemanha.


Filhos de pais alcoólatras têm mais tendência a se tornarem dependentes de bebidas e desenvolver problemas psicológicos, afirma o professor da Faculdade Católica da Renânia do Norte-Vestfália, Prof. Dr. Michael Klein.


“Crianças cujas mães têm problemas de dependência permanente são mais vulneráveis. Além disso, as meninas lidam com essa influência de um modo diferente e se tornam ainda mais vulneráveis do que os meninos. Por isso, é necessário dar apoio e prevenir filhas de mães viciadas ainda mais cedo”, explica Klein.

Picture-alliance / Maxppp
Picture-alliance / Maxppp