Teatro Humboldt traz peça com a inovação do “Teatro de objetos”

1A peça “Acampatório”, que será apresentada no dia 19 de maio, pela Cia Truks, traz uma técnica teatral muito diferente. Trata-se do “Teatro de Objetos”, em que utensílios do cotidiano são usados para representar personagens de modo criativo. O espetáculo completa a trilogia sonhatório – construtório – acampatório, promovida pela Truks, e entra na programação dos Sábados Culturais do Teatro Humboldt, que tem o objetivo de oferecer opções culturais ao público e divulgar novos talentos e artistas independentes.

O espetáculo, que mostra que os dias ao lado dos amigos faz a vida valer a pena, promete bom humor e até mesmo ilusionismo. O enredo gira em torno de três amigos super divertidos e criativos que vão acampar em terras desconhecidas. Eles entram em cena com mochilas superequipadas e abrem as portas para a imaginação e muito divertimento. Vivenciam situações malucas, entre elas uma frustrada pescaria, um engraçado piquenique, com direito a uma empolgante luta contra um exército de formigas, e arrepiantes histórias “de terror” em volta da fogueira.

A proposta da peça tem relação direta com o que o educador Jean Piaget chamou de “jogo simbólico”, forma de comparação na qual as crianças procuram entender o mundo ao seu redor, fortalecendo a sua formação individual. O “Teatro de objetos” transforma, assim, canecas e um cantil em uma simpática vaquinha; uma colher de pau em uma cozinheira e um algodão em um pintinho.

Por meio da técnica do “Teatro de Objetos”, o espetáculo promove a alfabetização para a poesia e é repleto de metáforas visuais. Devido à pequena experiência de vida, a criança não tem repertório para fazer comparações e ou entendimentos racionais, elaborados, de certos assuntos e, para isso, elas usam do artifício do jogo simbólico. Passam a conhecer a si mesmas e, a partir daí, terão subsídios também para começar o processo de identificação do outro. Com direção e texto de Henrique Sitchin, a peça tem censura livre e é recomendada para toda família. A entrada é 1kg de alimento não-perecível.

Para acompanhar a programação dos espetáculos dos Sábados Culturais, que acontecem uma vez por mês, a partir das 17h, acesse a página de Facebook do Colégio Humboldt ou a página do Teatro Humboldt, no site. Aqueles que desejarem apresentar seu projeto podem entrar em contato pelos telefones 5686-4055/5525-4324 ou pelo e-mail eventos@humboldt.com.br e falar com Carla Makley.

Serviço
Espetáculo “Acampatório” da Cia Truks
Data: 19 de maio de 2018 – 17h
Ingressos: 1kg de alimento não-perecível
Endereço: Av. Engenheiro Alberto Kuhlmann, 525 – Jardim Ipanema, São Paulo – SP
Faixa etária: Livre
Tempo: 50 minutos

Foto: Heloisa Bortz