Brasileiro participa do Festival Independente de Berlim

train berlimO brasileiro Rafael Yoshida é um dos 40 cineastas de “Train Station”, longa colaborativo indicado ao Festival Independente de Berlim (BIFF – Berlin Independent Film Festival), que aconteceu entre os dias 11 e 17 de fevereiro. O filme, que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de East Lansing, em Michigan, em novembro de 2015, traz uma única história, gravada por 40 diretores, em 18 países e 5 continentes.

O longa é fruto de um projeto inovador do estúdio Collad Feature, em que cada diretor comanda um trecho do filme, que foi gravado em 25 cidades ao redor do mundo. Eles se conheceram pela internet e todas as decisões são tomadas em conjunto, por meios de um grupo online.

“O filme segue com um único personagem, Brown, interpretado por atores diferentes de acordo com o diretor que comanda o segmento. Rodado em cidades como São Paulo, Chicago, Dubai, Teerã e Atenas, é possível reconhecer o personagem por causa da roupa, uma referência para o público”, explica Yoshida. Ao longo de sua jornada, ele depara-se com escolhas que desencadeiam diferentes caminhos, dando-nos uma história universal sobre destino e decisões. “Train Station” une culturas e as barreiras linguísticas, lembrando-nos que todos nós vivemos sob as mesmas condições de vida em um mundo cheio de diversidade, opções e consequências.

Sempre inovador, o estúdio Collad Feature está cotado para quebrar seu próprio recorde como o longa com o maior número diretores, coroando o fato de um longa colaborativo poder se acessível e com qualidade. “The Owner” está no Guinness World Records de 2014. O projeto reuniu um grupo de 25 cineastas, foi gravado em 18 países dos 5 continentes, no qual Rafael era o único brasileiro.

“Train Station” ainda não tem previsão de exibição no Brasil, mas já está no circuito de festivais e deve entrar em serviços de video on demand, como o iTunes.

Veja o Trailer “Train Station”

Foto: Divulgação